+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Soft Skills que todo profissional de TI precisa ter

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Soft Skills que todo profissional de TI precisa ter
Soft Skills
21/04/2023

O termo em inglês soft skills significa habilidades interpessoais e é muito utilizado no mercado de tecnologia, em especial pelos profissionais de recursos humanos, para mapear as habilidades comportamentais de uma pessoa. 

Essas habilidades podem ser a forma como nos comunicamos com o outro, como trabalhamos em equipe, como nos adaptamos às mudanças, como lideramos uma equipe e até mesmo a forma como resolvemos problemas. 

Continue lendo e saiba mais sobre as principais soft skills que todo profissional de TI precisa ter. Boa leitura!

Qual a importância de desenvolver soft skills?

Além de trazer benefícios para a vida pessoal no fator comportamental, servindo como base para tomar decisões mais assertivas e gerenciar conflitos, elas envolvem habilidades emocionais e sociais. 

No âmbito do mercado de trabalho, desenvolver e aprimorar as soft skills também é fundamental para que um profissional consiga alavancar sua carreira e ocupar um cargo almejado.

E o que são hard skills?

Já o termo hard skills se traduzido ao pé da letra significa habilidades difíceis. Diz respeito às competências técnicas e específicas da área de atuação de um profissional, que são adquiridas ao longo da vida através da formação escolar, acadêmica, cursos e treinamentos. São essas habilidades que vão determinar o nicho de trabalho

As hards skills devem ser desenvolvidas e aprimoradas para que o profissional possua capacidade técnica para desempenhar determinada função, melhorar a qualidade do trabalho executado e aumentar as chances de empregabilidade.

Além de outras razões como melhorar a confiança de um empregador, uma vez que o colaborador terá maior confiança ao executar suas atividades diárias. Para que o profissional saiba quais aptidões aperfeiçoar, vale a pena se atualizar das demandas internas e buscar alinhamento com a empresa.

Vale ressaltar que um bom profissional precisa estar sempre buscando o desenvolvimento e aprimoramento das suas soft skills e hard skills, pois ambas formam um conjunto de habilidades que deverão ser desempenhadas por qualquer pessoa e em qualquer nível que almeja por crescimento e boa colocação no mercado de trabalho.

10 soft skills para o setor de TI

Agora que você entendeu o conceito, conheça as principais soft skills para ficar por dentro no setor de TI.

1. Comunicação

A comunicação é uma habilidade crucial em qualquer ambiente de trabalho, independentemente do setor ou função. Quando as equipes se comunicam adequadamente, evitam-se atrasos, erros e mal-entendidos, que podem afetar negativamente o resultado final. 

Da mesma forma, quando as informações não são compartilhadas de forma adequada, é difícil tomar decisões baseadas em fatos e dados, o que pode levar a escolhas equivocadas.

A comunicação desempenha um papel essencial na definição de metas e objetivos da empresa, já que, quando as equipes se comunicam de forma adequada, é mais fácil estabelecer metas compartilhadas e atuarem juntas para alcançá-las.

Tanto a comunicação textual quanto a verbal são importantes no ambiente de trabalho. A forma escrita, como e-mails e relatórios, é fundamental para documentar informações e compartilhá-las com as equipes. 

Já a comunicação verbal, como reuniões e conversas cara a cara, é importante para a troca de ideias e para garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página.

2. Colaboração 

Colaboração, ou trabalho em equipe, é a soft skill que visa trabalhar em conjunto com outras pessoas para alcançar objetivos em comum. Na prática, isso significa compartilhar conhecimentos, habilidades e recursos para maximizar a eficácia e a eficiência de um projeto ou atividade.

É uma competência crucial em muitas áreas de trabalho, incluindo a tecnologia, porque os projetos muitas vezes envolvem múltiplos profissionais com diferentes habilidades e perspectivas. 

Cada membro da equipe traz um entendimento único para um projeto ou problema. Ao colaborar, a equipe pode compartilhar essas ideias e soluções para encontrar a melhor abordagem possível. Ela também permite que a equipe divida tarefas e responsabilidades de forma eficaz, aproveitando as habilidades e experiências individuais de cada membro.

3. Pensamento Analítico

Trata-se de uma competência fundamental na área de tecnologia, que envolve a habilidade de coletar, organizar, analisar e interpretar informações de forma eficaz e precisa.

Os profissionais com essa característica têm a capacidade de tomar decisões informadas e bem embasadas, utilizando dados e informações relevantes para avaliar as opções e escolher a melhor solução. 

Também comunicam as suas análises e conclusões de forma clara e concisa, utilizando gráficos, relatórios e outras ferramentas para apresentar informações de forma eficaz

4. Pensamento criativo

Profissionais com pensamento criativo têm a habilidade de identificar problemas de forma clara e concisa, utilizando técnicas de análise e observação para encontrar soluções inovadoras.

Eles são capazes de pensar fora da caixa e apresentar respostas não convencionais para problemas e desafios.

Também é importante destacar que o pensamento criativo não é uma habilidade que nasce com a pessoa, mas algo que pode ser aprendido e desenvolvido ao longo do tempo.

5. Autonomia 

A autonomia pode ser descrita como a capacidade de tomar decisões independentes e de gerir projetos sem supervisão constante

Profissionais autônomos na área de TI são proativos e se antecipam a problemas que possam surgir, agindo rapidamente para resolvê-los e minimizar os impactos negativos. Além disso, para o trabalho remoto, a autonomia é extremamente importante.

Quando as pessoas têm autonomia, se sentem mais responsáveis pelo seu trabalho. Elas se tornam mais conscientes a respeito dos prazos, da qualidade do trabalho e do impacto que ele tem sobre o sucesso da equipe e da organização

6. Flexibilidade e adaptabilidade

Com o avanço do digital, novas linguagens de programação, frameworks e tecnologias surgem a todo momento. Demonstrar a habilidade de se adaptar e aprender novas habilidades rapidamente é uma competência valiosa.

Os profissionais da área de TI podem trabalhar em diferentes ambientes, como em casa, no escritório ou em locais remotos. Assim, ter como competência a flexibilidade permite que eles se adaptem a diferentes ambientes e mudanças nas configurações de trabalho.

7. Inteligência Emocional

Um profissional com inteligência emocional na área de tecnologia é capaz de se conhecer bem e entender seus comportamentos. Isso permite que ele saiba como reagir diante de situações difíceis ou estressantes.

Ele também é capaz de gerenciar seus relacionamentos de forma eficaz, construindo relações de confiança e colaboração com colegas de trabalho, clientes e usuários.

Uma competência que anda de mãos dadas com a inteligência emocional é a empatia. Ser capaz de se colocar no lugar dos outros e entender suas perspectivas pode melhorar a comunicação e a colaboração.

8. Resiliência

É a habilidade de se recuperar rapidamente de situações estressantes ou adversas. Em muitos projetos de tecnologia ou atendimento de chamados no suporte, os prazos são curtos e a pressão é alta. É importante ter a aptidão para lidar com essa tensão e trabalhar de maneira eficiente sob condições estressantes.

Muitas vezes, problemas técnicos complexos podem surgir durante o dia a dia. Demonstrar a capacidade de lidar com situações de incerteza ou pressão, além de identificar e resolver os problemas, são competências importantes para um profissional resiliente.

9. Ética profissional

Soft skill fundamental para garantir a confiança e a credibilidade dos profissionais nas relações com seus clientes, colegas de trabalho e sociedade em geral. Os princípios e valores morais da ética profissional incluem:

  • Responsabilidade;
  • Honestidade;
  • Integridade;
  • Respeito;
  • Justiça;
  • Transparência;
  • Competência.

A tecnologia frequentemente lida com informações confidenciais, como dados de clientes ou documentos da empresa. É importante ter a habilidade de manter essas informações em sigilo, de acordo com as políticas do negócio e regulamentações de segurança de dados.

Além disso, a ética profissional é regulamentada por códigos de conduta específicos de cada profissão, que estabelecem as normas e diretrizes éticas para a prática profissional adequada e responsável.

10. Aprendizado Contínuo

Um bom profissional de tecnologia deve ter uma paixão pelo aprendizado e ser motivado a aprender mais a cada dia. Isso pode ser demonstrado através de iniciativas pessoais, como a participação em cursos online, workshops, grupos de estudos, leitura de artigos e livros técnicos, entre outras atividades.

Aprendizado contínuo também pode vir da experiência em projetos anteriores. Analise as soluções que foram aplicadas, os erros cometidos e as lições aprendidas para buscar melhorias contínuas.

Uma ótima forma de consolidar o aprendizado é ensinando o que se sabe a outras pessoas. Demonstre a capacidade de compartilhar o conhecimento adquirido com colegas de trabalho, participando de treinamentos internos, dando palestras em eventos, publicando conteúdos em blogs, entre outras iniciativas.

Como desenvolver soft skills?

Agora que você já conhece as principais soft skills do setor de TI, é importante entender como desenvolvê-las. Primeiramente, é preciso conhecer seus sentimentos e saber como gerenciar as situações de estresse.

Uma forma de trabalhar isso é a partir de feedbacks construtivos. Por isso, esteja sempre aberto às questões trazidas até você, para identificar pontos fracos e oportunidades de melhoria. 

Solicite feedbacks regularmente de colegas de trabalho, mentores ou supervisores, para identificar possíveis lacunas em suas habilidades e, assim, buscar o aprendizado contínuo.

Gostou de conhecer as soft skills dos profissionais de TI? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Continue acompanhando os conteúdos do blog para mais conteúdos como esse.

*Este artigo foi produzido pela equipe da Teclógica: Sueli Marowski Goldacker, Gerente de Serviços e Liziane Belmiro, Analista de RH.

CTA newsletter