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Como comunicar e promover a interação entre equipes de diferentes turnos

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interação entre equipes
11/03/2021

Devido a pandemia, muitas empresas adotaram regimes de trabalho diversificados, como home office ou híbrido (quando os colaboradores trabalham em dias alternados na empresa e em casa). Diante disso, os setores de gestão de pessoas e comunicação interna precisaram se desconstruir para promover uma comunicação assertiva e interação entre equipes.

Como as empresas tiveram que agir rápido, não foi possível estruturar antecipadamente as novas formas de comunicação e a gestão de pessoas precisou se adaptar rapidamente. Momentos como esse exigem uma comunicação mais estratégica, pois existe a dificuldade de gerenciar as informações para que sejam transmitidas de forma universal entre colaboradores que frequentam a empresa em diferentes dias e turnos. 

Além do mais, muitas empresas têm-se adaptado, e os regimes de trabalho distintos tendem a continuar em pauta. Por isso, para descobrir como comunicar e promover a interação entre equipes de trabalho de diferentes turnos e locais, continue lendo o post!

Porque promover interação entre equipes?

Quando o trabalho não é feito de forma presencial, o contato humano é bem menos frequente, pois os funcionários acabam não tendo o mesmo relacionamento diário com os colegas, fornecedores e clientes.

Isso, somado a outros fatores como menos exercícios físicos e um grande volume de informações vindas da internet e televisão, aumentou muito os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia.

Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% nesse período.

Isso acontece porque a mudança de rotina e a falta de convívio com outras pessoas afeta o emocional, e os funcionários podem acabar se sentindo solitários, desmotivados e improdutivos.

Para que todos se sintam parte de uma equipe, a comunicação precisa chegar a cada um deles, independente do local onde se encontram. Por exemplo, se uma parte da equipe está trabalhando presencialmente, ela deve receber a mesma comunicação que o pessoal que trabalha remoto. Para as equipes de gestão de pessoas e comunicação interna, cabe pensar em qual a melhor forma de entregar esses conteúdos.

Além disso, é preciso investir em ações que promovam a interação das equipes. Dessa forma as pessoas trabalham mais engajadas e evita-se ruídos de comunicação e a sensação de instabilidade, que geralmente ocorrem devido à informações desencontradas.

Como incentivar a interação entre equipes?

Primeiramente é importante conhecer o conceito de team building. Essa estratégia tem sido muito falada nas áreas de gestão de pessoas e comunicação interna. Nada mais é do que a realização de atividades práticas em equipe. O objetivo é fazer com que as equipes criem laços e desenvolvam interações dinâmicas entre si. 

Claro que, quando falamos em equipes que trabalham em regime híbrido ou em diferentes turnos, atividades como gincanas são mais difíceis de serem realizadas no modo presencial, portanto é preciso pensar em formas de contornar isso. Em diversas situações a tecnologia pode ser uma aliada, permitindo que as ações sejam feitas de forma online via ferramentas de comunicação e murais digitais.

Quebre o gelo

Primeiramente, uma boa ideia é apostar em ações para quebrar o gelo, por exemplo, cada pessoa precisa contar uma curiosidade sobre si ou mostrar algo que tenha em casa e descreva sua personalidade. 

Além disso, incentivar as pessoas a compartilhar dicas de receitas, livros, séries ou filmes que gostam é uma boa forma de iniciar uma conversa entre equipes que estão remotas. Ou, outra boa dica é convidar as pessoas a mostrarem como está sendo o seu dia a dia, tirando uma foto ou fazendo um vídeo com sua família ou seu pet, por exemplo, que pode ser publicado num quadro do blog corporativo ou enviado na newsletter interna. 

Envolva a equipe em ações periódicas

Ações que desafiem a equipe, como por exemplo, promover periodicamente um house keeping, ou seja, convocar os funcionários a organizarem suas mesas e se desfazerem de itens que não estão sendo utilizados. Ações desse tipo são muito fáceis de serem feitas, e envolvem todos da empresa.

Uma dica é ficar de olho nas datas comemorativas. Podem ser feitas ações simples, como por exemplo, no dia do amigo, convidar os funcionários a postarem uma foto nas redes sociais agradecendo um amigo da empresa por alguma ajuda que recebeu.

Ações com uma causa social também costumam cativar todos os funcionários, pense em ideias onde os participantes possam concorrer a prêmios, e sorteie ao vivo em rifas online.

Crie salas de coffee break virtual

Ferramentas de reunião como o Google Meet, por exemplo, permitem a criação de salas com links permanentes. Assim é possível criar uma sala de café online e incentivar os funcionários a entrarem no mesmo horário, para dar uma pausa no trabalho e jogar conversa fora com os colegas.

Adote murais digitais

Murais físicos tornam difícil abranger assuntos diversos de forma organizada e clara. Em contrapartida, adotando ferramentas como a TV corporativa é possível transmitir notícias remotamente para times presenciais. Divulgar para todos o mesmo conteúdo do blog interno e promover ações de engajamento. 

Para enfrentar a pandemia e disseminar práticas de cuidado e campanhas de prevenção entre os colaboradores, a utilização das TVs Corporativas foi uma ótima aliada das empresas.

É possível colocá-las em pontos estratégicos, como o refeitório, e assim divulgar conteúdos de forma dinâmica e interativa para os funcionários que vão trabalhar na empresa.

Faça comunicados via vídeo

Muitas vezes, fazer comunicações por escrito pode gerar alguma falha de comunicação, por isso, para comunicados importantes ou que tratem de assuntos delicados, é interessante disponibilizar vídeos que possam ser enviados por e-mail e transmitidos em murais digitais para que todos os colaboradores vejam quando estiverem na empresa. 

Com as TVs corporativas, é possível reproduzir comunicados em horários programados, de acordo com a necessidade.

Cuidado com metas inatingíveis

Ao fazer a transição para o trabalho híbrido ou remoto, é preciso rever as metas e objetivos impostos para os funcionários. Embora nesse regime de trabalho geralmente exista melhora na produtividade, é preciso lembrar que muitas pessoas não estão habituados com a modalidade e estão se adaptando agora. Além disso, muitas casas não possuem um ambiente propício para suportar um escritório.

Outro fator impactante é que não são apenas os profissionais que estão em quarentena, mas suas famílias também. Isso pode dificultar a rotina e deixar os profissionais ainda mais ansiosos. Quando o trabalho é feito em casa, muitas vezes a vida pessoal vai de encontro ao trabalho.

Diante disso, é fundamental ter em mente que equipes unidas tornam-se mais engajadas com a empresa, e trabalham mais felizes e satisfeitas. Por isso, os setores de gestão de pessoas e comunicação interna precisam incentivar a interação entre equipes, para que cada colaborador não se sinta deixado de lado, e se sinta parte de um grupo.

Contar com ajuda da tecnologia para criação de murais digitais interativos e salas de conversação online torna esse relacionamento muito mais fácil e dinâmico

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