+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Tudo sobre o InovaTec: segurança de dados na indústria 4.0

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Tudo sobre o InovaTec: segurança de dados na indústria 4.0
12/08/2022

A Teclógica é organizadora do InovaTec, um treinamento gratuito e online sobre temas referentes à manufatura. Neste ano, o programa discutiu alguns temas referentes à segurança da informação na indústria 4.0, criptografia e proteção de dados.

Esse assunto é muito relevante no mercado atual, pois a preocupação com ataques cibernéticos vem crescendo muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da empresa AX4B, 59% das empresas já sofreram algum tipo de ciberataque, invasão ou sequestro de dados

Ricardo de Lima, que foi um dos palestrantes desta edição do InovaTec, explica que até pouco tempo atrás, a cibersegurança ainda era enxergada como um problema somente de TI. “O que não estava claro naquela época, é que a TI está inserida em todos os processos das empresas, pois a transformação digital já tinha começado acontecer vários anos antes”.

Continue lendo o artigo para saber mais!

Qual a importância da segurança da informação na indústria 4.0?

O papel dos sistemas tecnológicos na indústria é indiscutível. Recursos como softwares integrados, internet das coisas (IOT), Big Data e robótica, por exemplo, automatizam diversos processos que antes eram feitos manualmente.

Com isso, trazem muito mais agilidade e flexibilidade para a cadeia produtiva, que agora pode trabalhar com base em dados consolidados, o que promove melhorias contínuas e redução de gargalos. Porém, essa digitalização de processos também exige maior atenção para os ciberataques.

Isso porque falhas operacionais ou técnicas podem deixar os dados que encontram-se no meio online suscetíveis a ameaças. Imagine um hacker ter acesso a todo o histórico de produção da fábrica, aos dados sensíveis do negócio e às configurações do maquinário. Os impactos disso podem ser enormes. 

Aí que vem a importância de conhecer mais sobre segurança de dados. Com conhecimento sobre o assunto, é possível promover ações de proteção e estruturar diretrizes robustas, que evitem ataques.

Segundo Ricardo, as empresas de manufatura estão entre as que mais foram impactadas com esse tipo de problema recentemente. “Os valores que as empresas perderam nos últimos anos relacionados a ataques cibernéticos são astronômicos. Um exemplo é a JBS, que pagou 11 milhões de dólares por um resgate de arquivos”.

Mais sobre o InovaTec

Aloisio Arbegaus, que é Diretor Comercial da Teclógica, explica que o InovaTec foi criado pensando na alta demanda por profissionais qualificados na indústria. “Hoje, a tecnologia e a manufatura estão mais conectadas do que nunca. Com os diversos recursos digitais existentes para as atividades fabris, sai na frente o profissional que entende sobre essa relação”.

Além de ser fundamental para pessoas que trabalham no ramo industrial, o conhecimento sobre tecnologia na indústria 4.0 também abre um grande nicho de oportunidades para os profissionais de TI.

A segunda edição do InovaTec aconteceu durante três dias no mês de julho de 2022 e debateu a segurança de dados na indústria 4.0. Abordando temas como:

  • Criptografia; 
  • Esteganografia;
  • Segurança nos tempos de IOT;
  • Ferramentas preditivas de segurança;
  • O papel da 5g, etc.

O programa de treinamentos acontece anualmente, é gratuito e oferece certificado de participação. A última edição não está mais disponível, mas para não perder as vagas da próxima, que acontecerá em 2023, fique de olho em nosso site e nas redes sociais da Teclógica.