+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

4 benefícios de utilizar tecnologia IoT na indústria

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > 4 benefícios de utilizar tecnologia IoT na indústria
IOT na indústria
10/06/2021

Inúmeras tecnologias tem causado grandes transformações ao redor do mundo, mas sem dúvida vieram para facilitar as coisas. Um exemplo disso é a IoT na indústria.

Isso porque este é um setor marcado por muitos processos, dispositivos e sistemas que precisam de uma série de requisitos que garantem a permanência no mercado competitivo.

Por isso, separamos este artigo para mostrar os benefícios da IoT na indústria e como ela tem influenciado na 4ª Revolução Industrial.

O que é IoT na indústria?

Basicamente o termo vem do inglês Internet of Things, que em tradução livre significa Internet das Coisas.

Podemos resumir como uma tecnologia que conta com uma rede de objetos físicos conectados à internet e que possuem diversas finalidades.

A principal delas é automatizar processos manuais por meio da capacidade de coletar e transmitir dados, promovendo um controle remoto desses objetos.

No entanto, existe a variação do termo para Industrial Internet of Things (IIoT), que em suma têm o mesmo significado, mas é direcionado a aplicação da IoT na indústria.

Isso é caracterizado principalmente pela união de máquinas inteligentes capazes de analisar dados de maneira muito mais ampla. Ou seja, na indústria a IoT é aplicada para fazer a gestão, coleta, análise e a transmissão de dados e informações para garantir a tomada de decisão assertiva da instituição.

Então qual a diferença entre IoT e IIoT?

No termo IoT, nem toda “coisa” se refere à indústria, e com isso queremos dizer as máquinas e processos utilizados nesse tipo de produção.

Por isso, em IIoT ou Industrial internet of things, falamos desses dispositivos programados para atenderem as necessidades desse segmento por meio da aplicação dessas tecnologias.

Em consequência, a análise de dados é totalmente otimizada, tornando as máquinas inteligentes nos processos que envolvem somente a produção industrial.

Aplicações da IoT na indústria

Nesse sentido, a IoT na indústria pode ser aplicada em diversos processos e com diferentes finalidades. Veja alguns a seguir!

Automatização de processos repetitivos

Em uma produção industrial certamente existem inúmeros processos e, portanto, é preciso de uma gestão muito eficiente.

Muitas vezes contar com o trabalho braçal é inviável, por isso muitos gestores investem em IoT. Essa tecnologia promete um retorno sobre o investimento (ROI) significativamente rápido.

No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que tecnologias como essa pretendem substituir completamente o trabalho humano.

Muito pelo contrário, é por promover facilidades na coleta e análise de dados eficientes que a IoT na indústria pode ser uma importante aliada dos funcionários e empresas.

Veículos Conectados

É nessa chamada indústria 4.0 que essa tecnologia tem o objetivo de conectar coisas que há alguns anos nem eram imaginadas.

Um grande exemplo são os veículos inteligentes para o transporte de cargas, com sistemas de rastreamento e GPS capazes de fornecer mais segurança e confiabilidade no processo de entrega.

Esse transporte pode ser feito de maneira autônoma, melhorando a precisão dos prazos e garantindo entregas mais rápidas.

Com isso, você garante uma melhor estimativa de prazos e entregas mais agilizadas e organizadas, que contribuem para o seu diferencial no mercado competitivo.

Manutenção e produtividade de veículos e máquinas inteligentes

Com o avanço da tecnologia, hoje já é possível contar com inúmeros sensores que antecipam a ocorrência de problemas.

Por isso, a IoT na indústria pode ser utilizada para antecipar as manutenções e manter um ciclo de vida mais otimizado dos equipamentos. Com isso a sua operação tende a sofrer muito menos impactos, principalmente quando há quebra de um equipamento que pode gerar uma grande reação em cadeia.

Além disso, também é possível contar com sensores que fornecem informações sobre a produtividade dos equipamentos.

Assim é possível ter uma visão mais clara dos problemas e decidir assertivamente sobre a resolução antes mesmo do problema acontecer.

Monitoramento de temperatura e umidade

Muitas operações, como acontece na indústria alimentícia, necessitam de ambientes controlados para a produção e armazenamento. Assim, processos manuais podem colocar tudo em risco, e a IoT ajuda na aplicação de sensores de temperatura e umidade.

Esses sensores podem ser instalados e depois controlados remotamente, garantindo as condições e os níveis adequados.

Em contrapartida, essas tecnologias também possuem a capacidade de identificar incoerências ou possíveis danos aos equipamentos, prevenindo acidentes.

Benefícios da IoT na indústria

É possível alcançar diversos benefícios com o uso da IoT na indústria. Que vão desde o monitoramento em tempo real, controle de estoque até as melhorias na segurança do trabalho.

Outros benefícios podem ser observados em diferentes pontos, como:

Diagnósticos precisos e tomada de decisão rápida

Com o uso de sensores, é possível identificar e analisar diversos fatores que interferem na produção, proporcionando uma visão clara de todos os processos. Ou seja, por meio da IoT na indústria é preciso coletar muito mais facilmente dados e analisá-los a fim de perceber insights sobre o que pode ser melhorado.

Isso tudo permite um grande detalhamento das informações e facilita a tomada de decisão sobre o desempenho da fábrica, considerando vários fatores.

Como não apenas pessoas mas também coisas estarão conectados, a organização garante a fluidez na comunicação de ponta a ponta.

Controle de produção, estoque e equipamentos

Além da comunicação e conexão, é possível controlar o estoque e diversos aspectos dos equipamentos.

Isso porque muitos sensores IoT informam em tempo real as informações sobre o nível de consumo ou eventuais manutenções a serem feitas. Com esses dados há mais visibilidade na produção e tempo hábil para resolver problemas que possam surgir no caminho.

Análise de dados e otimização do trabalho

Coletar e armazenar dados não são tarefas fáceis, mas certamente analisar essas informações é muito mais difícil, principalmente manualmente.

Muitas instituições ainda analisam suas informações assim, enquanto a IoT na indústria tem o objetivo de justamente minimizar esses esforços.

Não para substituir o trabalho humano, mas para entregar resultados mais escaláveis e inteligentes. Dessa forma, o trabalho é otimizado e pode ser direcionado a coisas que realmente precisam da atenção humana.

Aumento da eficiência operacional

Por fim, tudo isso já promove uma maior eficiência operacional, que pode ser ainda mais incentivada com o uso de IoTs.

Como o foco não será em trabalhos desnecessários e cansativos, cada dispositivo de IoT cumpre o seu propósito de melhorar determinada área.

Seja no controle remoto do clima em indústrias alimentícias ou tecnologias de rastreamento de uma frota de veículos. Com isso, há redução nos custos de produção, melhoria na utilização dos recursos e aumento na produtividade de coisas e pessoas.

A IoT veio para ficar

Precisamos abraçar essa realidade. As tecnologias para manufatura na indústria 4.0 têm direcionado o foco de muitos negócios.

É preciso estar atento a um futuro que já está acontecendo, principalmente porque os consumidores tendem a ficar cada vez mais exigentes. Portanto, se antecipar é garantir a sobrevivência e a qualidade cada vez mais aprimorada da produção industrial.

Para estar preparado para esses novos modelos de negócio leia também o nosso e-book sobre o futuro da manufatura.

tendências indústria