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Marketing de Experiência: como aplicar na sua estratégia de vendas?

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marketing de experiência
17/09/2021

Com o mundo tornando-se cada vez mais digital, a forma de comprar mudou e, em consequência, mudou também o modo de cativar os clientes. É neste contexto que o marketing de experiência vem ganhando destaque.

Segundo pesquisas, as compras online aumentaram cerca de 70% em 2020. Além disso, 74% dos consumidores afirmam usar as redes sociais para efetivar suas compras.

Como o mercado digital é muito mais competitivo, cabe às empresas pensarem em ações que as destaquem e chamem a atenção do seu público alvo.

Para saber mais sobre o que é e quais as vantagens de utilizar o marketing de experiência na sua estratégia de vendas, continue lendo este artigo! 

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência consiste em uma série de estratégias que visam atrair, engajar e fidelizar clientes a partir das emoções. Esse tipo de marketing foca em entregar aos possíveis clientes experiências memoráveis.

Dessa forma, a proposta é estabelecer vínculos afetivos com o cliente, para reforçar a marca e trabalhar a relevância dela. O intuito é que as pessoas se recordem da marca através de estímulos sensoriais. 

Não é preciso necessariamente de um grande orçamento para promover ações que emocionem, divirtam e surpreendam os clientes. Para isso, na verdade, é preciso estudar a persona, conhecer o que ela gosta, porque escolhe sua empresa e o que impacta para que ela tome a decisão. 

Relacionamento com o cliente

Como o marketing de experiência promove interações e vínculos com os possíveis clientes, é grande influenciador para torná-los embaixadores da marca, ou seja, clientes engajados e que divulgam positivamente seus produtos ou serviços.

Hoje, os clientes desejam criar conexões com marcas que condizem com os seus valores, que sejam humanizadas ao invés de atender de forma robotizada. Por isso, é preciso focar em melhorar a experiência do cliente durante toda a jornada de compra.

Além disso, no lugar de apenas fazer anúncios, é preciso pensar em formas de demonstrar para o cliente como o seu produto ou serviço irá impactar positivamente a vida dele.

Vantagens do marketing de experiência

Entre as diversas vantagens do marketing de experiência para o negócio, podemos destacar:

Fortalece a marca

Com o marketing de experiência é possível também estruturar melhor os valores da empresa, e garantir que estejam alinhados com seu público alvo. Isso é de suma importância, pois como falamos anteriormente, as pessoas desejam se sentir conectadas e alinhadas com uma marca.

Fideliza os clientes

Quando conquistamos um cliente, fazemos com que o produto ou serviço oferecido se torne marcante na vida dele, fazendo com que confie na marca a ponto de comprar novamente. 

Diante da crescente competitividade existente no mercado, conseguir fidelizar um cliente é um grande ponto positivo para o seu negócio. 

Gera feedbacks

Uma pesquisa da Gartner indicou que apenas 54% das decisões de marketing são influenciadas por análise. Isso mostra que o setor precisa investir mais nesse ponto para obter conhecimento de mercado. 

Os feedbacks têm grande importância na obtenção de insights e consequentemente, na melhoria dos processos. Quanto mais os clientes gostarem de sua marca, mais vão dar feedbacks para que ela melhore os pontos fracos.

Atrai novos clientes

Além disso, o marketing de experiência é uma forte estratégia para atrair novos clientes que ainda não conheciam sua marca, e não só porque os clientes fidelizados irão fazer indicações.

O velho ditado de “a primeira impressão é que fica” pode não ser realidade todas as vezes, mas não podemos negar que causar uma primeira impressão boa irá fortalecer muito as chances do cliente lembrar da sua marca no futuro.

Ainda mais quando a primeira impressão é causada por uma surpresa ou emoção, manter-se na lembrança do cliente é muito mais fácil.

Os tipos de experiência

O marketing de influência funciona a partir de 5 tipos de experiências.  Veja mais a seguir.

1.Sensorial

A experiência sensorial é aquela que promove uma experiência a partir dos cinco sentidos: audição, olfato, visão, paladar e tato. Em outras palavras, os sentidos do organismo são ativados durante a experiência para que o público relembre daquela vivência.

Podemos dar como exemplo a degustação de alimentos ou o cheiro de perfumes no ponto de venda. Em ambos os casos, no futuro, quando o cliente sentir um gosto ou cheiro parecido vai se lembrar da marca.

2. Emocional

Esse tipo de experiência consiste em causar sentimentos e reflexões no público, sobre aquela vivência, ou seja, mexer com as emoções. Aqui podemos citar ações de marketing que emocionam, como vídeos de datas especiais e retrospectivas, por exemplo.

3. Cognitivo 

As experiências cognitivas oferecem a oportunidade de ver as coisas por outra perspectiva, pensar fora da caixa e exercer a criatividade do público. Nesse tipo de experiência, se incentiva a discussão de soluções e reflexão. 

Um exemplo é esta campanha da empresa Ad Council. Atrás de um telão é possível ver os raio x de alguns casais, que são totalmente iguais, mas quando eles saem de trás do telão as pessoas que estão assistindo na rua ficam surpresas ao perceber que os casais são de diferentes gêneros, idades e raças. 

4. Comportamental

Já esse tipo de experiência incentiva e desafia o público a colocar alguma ação em prática. Ações como girar a roleta para aproveitar promoções ou estourar o balão para receber prêmios, podem ser listadas como exemplo.

5. Identificação

Neste tipo de experiência o intuito é causar uma conexão mais profunda com o público, por meio da identificação. Ou seja, fazer com que as pessoas se enxerguem naquilo e identifiquem os seus valores na marca.

Como implantar o marketing de experiência no PDV?

Para oferecer experiências memoráveis aos clientes, o primeiro passo é garantir que sua empresa seja vista. Nesse contexto, realizar ações em feiras e eventos corporativos pode ser uma grande oportunidade.

Com isso, você garante ser visto por pessoas que circulam em lugares diferentes, e que talvez ainda não conheçam sua empresa.

Outra oportunidade de oferecer um diferencial aos seus clientes é investindo em itens que tirem o seu ponto de venda (PDV) do padrão. Um exemplo de como fazer isso é implantando uma TV Corporativa no local, que pode ser utilizada como vitrine digital.

Nessa vitrine digital é possível reproduzir vídeos e ações internas que chamem atenção dos clientes que circulam pelo local. Podem ser divulgados por ali os mais diversos conteúdos, mostrando quem está nos bastidores da empresa ou divulgando promoções, por exemplo. Deixe a criatividade falar!

Agora você já sabe o que é o marketing de experiência e recebeu uma dica que requer baixo investimento para inovar seu PDV. Quer saber mais sobre nossa solução de TV Corporativa? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração gratuita do Mobuss TV.