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Marketing de proximidade: conheça a estratégia que vai aumentar sua taxa de conversão no PDV

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Marketing de proximidade: conheça a estratégia que vai aumentar sua taxa de conversão no PDV
18/09/2018

O marketing de proximidade está mudando a forma com que muitas empresas procuram soluções para melhorar resultados. E aí vai um bom motivo para querer incluí-lo em suas ações de marketing: organizações que adotaram tal tática tiveram um crescimento de 41% nas vendas.

Quer entender mais sobre como essa estratégia de marketing pode impactar resultados?  Siga a leitura e conheça aspectos dessa metodologia!

O que é marketing de proximidade e quais são os seus benefícios?

O marketing de proximidade surgiu com as novas tecnologias e a facilidade de interação que elas proporcionam. Através do uso de geolocalização, as empresas podem impactar os clientes que estão próximos.

Ao chegar próximo desse ponto, os consumidores recebem uma mensagem segmentada. Esta pode ser sobre alguma promoção ou até mesmo um convite para que entrem na loja e conheçam um produto específico.

As vendas em PDV ainda são as que predominam. Ativações no PDV, como ofertas, pontos extras e presença em checkouts, elevam a participação de mercado de fabricantes líderes em mais 25%, segundo relatório.

Para gerir o desempenho das vendas e garantir uma boa execução, é preciso compreender os fatores que influenciam nas decisões de compra e, com base nisso, direcionar suas estratégias no ponto de venda. As vantagens mais relevantes que o marketing de proximidade proporciona são:

  • Aumento da taxa de conversão: sem dúvidas, é um modo diferente de atrair os clientes, principalmente aqueles que gostam de tecnologia;
  • Coleta de dados acerca dos consumidores: a partir das informações dos clientes, é possível elaborar campanhas mais direcionadas e personalizadas;
  • Posicionamento da marca: clientes tendem a valorizar empresas que proporcionam interação e uma melhor experiência de compra. Além disso, você ainda sai na frente dos seus concorrentes;
  • Diferencial competitivo: no Brasil, ainda é tímido o uso de geolocalização para envio de ofertas. Este pode ser um diferencial para empresas que apostam no marketing de proximidade.

Dicas para colocar o marketing de proximidade em prática

Defina e conheça seu público-alvo

Quando você sabe com quem está falando, mais fácil se torna a comunicação e também o conhecimento sobre as necessidades do consumidor. Por isso, é importante traçar qual o seu público-alvo, além de entender seu comportamento para aplicação do Marketing de Relacionamento.

Estabeleça conteúdos para divulgação

Estabelecido o público, é preciso avaliar quais assuntos e canais de comunicação despertam o seu interesse. A inovação é um grande meio de engajar os consumidores.

Escolha a tecnologia a ser utilizada

Uma grande variedade de tecnologias está disponível para facilitar a aproximação com o consumidor. Confira algumas opções:

  • Beacons (GPS indoor): funcionam como um ponto que emite os sinais percebidos pelos aparelhos dos usuários;
  • NFC e QR Code: ambas as tecnologias (que são similares, inclusive) proporcionam ao visitante a leitura de um código com o seu smartphone, contendo uma mensagem embutida;
  • GSM: consiste no envio de mensagens por SMS;
  • TV Corporativa: possibilita a interação mais lúdica com produtos e serviços, enquanto o usuário visita os locais desejados.

Por fim, podemos dizer que o marketing de proximidade ainda é novo e pouco explorado, o que faz com que se torne uma ótima alternativa para inovar. Sendo assim, é importante levar em conta qual o seu papel em uma campanha e para qual perfil de consumidor a comunicação se destina.

Precisa de mais informações relevantes para melhorar as suas vendas? Então, entenda o que é storytelling e como usá-lo para alavancar seu negócio. Até a próxima!

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