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Marketing promocional para a construção de relações entre público e marca

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Marketing promocional para a construção de relações entre público e marca
04/12/2018

A ideia de que o marketing promocional serve apenas para oferecer descontos, a fim de alavancar vendas, ficou no passado. Hoje, mais do que nunca, o objetivo desta estratégia é proporcionar experiências memoráveis aos clientes durante toda a jornada de consumo – do início ao fim.

Se pensarmos que a Transformação Digital mudou a forma como consumimos produtos ou serviços, é possível concluir que as organizações precisam alinhar habilidades com foco em pessoas ao invés de números.

O conceito de marketing promocional passou por transformações. Aqueles que enxergam na mudança oportunidades são capazes de se destacar em um mercado competitivo.

Mas, o que se espera do marketing promocional hoje e qual é a sua importância? Confira, a seguir!

Os conceitos do marketing promocional

Também conhecido por live marketing (uma evolução do marketing promocional), este conceito está em constante crescimento no país. Especialmente, na busca por atenção e fidelidade do consumidor na era digital. 

Assim, o objetivo do marketing promocional é que a empresa, com foco no consumidor, atinja os resultados estratégicos e ultrapasse as expectativas. Tudo isso, preferencialmente, de uma forma orgânica.

Gerar encantamento é a base do trabalho do marketing promocional. Tudo o que surge a partir daí proporciona engajamento dos consumidores, valorização da marca, fidelização de clientes, exposição inteligente nos PDVs, comunicação transparente e uníssona entre canais, conversão em vendas e, consequentemente, aumento da lucratividade.

Marketing promocional na prática

Você deve estar se perguntando quais as ações mais eficazes de marketing promocional. Não existe uma regra que funcione para todos. O trabalho dos profissionais do setor está intimamente relacionado à criatividade, cronograma de estratégia, segmento de atuação da marca e a definição do público-alvo.

Porém, toda e qualquer campanha de marketing promocional deve não só estar alinhada a estes pontos, como também seguir uma estrutura cuidadosamente planejada, para que não corra o risco de gerar efeitos negativos.

Lembre-se de que a prática não envolve apenas os descontos e as promoções no ponto de venda. Deve, acima de tudo, entregar experiências relevantes e memoráveis ao cliente.

Algumas maneiras de aplicar o marketing promocional incluem:

Brindes personalizados

Os brindes, geralmente, são agregados a um determinado produto e/ou serviço. São uma forma de entregar algo a mais do que o esperado, deixando a marca mais viva na mente do consumidor.

Aproveite a tendência do customer-centric para criar brindes personalizados e exclusivos, que proporcionem experiências diferenciadas para cada cliente, de acordo com cada perfil.

Amostras grátis, degustações e demonstrações

A experimentação também atua dessa forma e, portanto, é uma ação amplamente utilizada por indústrias de diversos segmentos. Podem ser feitas desde as degustações de alimentos e bebidas feitas nos PDVs até as distribuição de amostras e demonstrações gratuitas de serviços por tempo limitado. Aqui, a inovação fica por conta de plataforma digitais, que podem proporcionar experiências únicas e individualizadas.

Participação em eventos

As ações de marketing promocional incluem a participação em feiras e apresentações que podem ser de interesse do público-alvo da organização. Elas podem ocorrer através de sistemas de patrocínio e apoio ou presença em estandes. Como também a organização de eventos próprios – como os de lançamento de produtos e programas de imersão.

Atrações orgânicas, diferenciadas e que envolvem os participantes como parte do próprio evento são boas formas de oferecer experiência em tempo real e aumentar o engajamento do público.

Vale lembrar que todos os canais precisam se conversar para que ações de live marketing entreguem o resultado esperado. Sendo assim, é bastante indicado o estabelecimento de uma comunicação transparente entre online e offline. Construa um calendário promocional para usar as datas comemorativas a seu favor, entenda quem é o consumidor e, acima de tudo, alinhe os objetivos da empresa entre todos os colaboradores.

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