+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Como o layout industrial impacta na produtividade?

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Como o layout industrial impacta na produtividade?
03/12/2021

Você já se perguntou como a área de operações de sua empresa está organizada? Um layout industrial bem planejado pode interferir positivamente na produtividade.

Com a competitividade do mercado e o uso das tecnologias adotadas pelas fábricas, a organização precisa ser levada em consideração como tópico de relevância. Por isso, neste conteúdo você vai conhecer:

  • O que é layout fabril?
  • Qual o impacto do layout fabril na produtividade?
  • Como escolher o layout industrial?
  • Como utilizar tecnologia no layout fabril

Aproveite cada um desses pontos e transforme sua fábrica de modo planejado e objetivo. Ótima leitura! 

O que é layout fabril?

O layout industrial ou fabril diz respeito à organização do chão de fábrica, levando em consideração a posição das máquinas e espaços de trabalho. 

Ainda que planejar o layout industrial seja uma tarefa cheia de detalhes e etapas, os resultados podem colaborar para o crescimento e expansão da empresa.

Logo, engana-se quem pensa que essa atividade é feita apenas com a distribuição aleatória de móveis ou setores .

É necessário realizar algumas perguntas visando todo os processos, etapas e objetivos que envolvem a empresa, como: 

  • Qual será o método e espaço para abastecimento?
  • Como serão feitas as manutenções de equipamentos?
  • Onde ficará localizado o estoque de matéria-prima e produtos finalizados?
  • Qual o volume de produção diária? 
  • Qual a expectativa de crescimento da empresa?
  • Como serão os locais de acesso a esses equipamentos? 

Diante disso, é preciso levar em consideração todas as variáveis que possam surgir no decorrer do processo de produção, visando maior produtividade.

Por isso é tão importante planejar o layout industrial de maneira estratégica, a fim de conquistar diferentes benefícios, tanto em ergonomia e acessibilidade, quanto em economia de tempo e espaço.

Assim, uma empresa organizada, que pensa nas suas equipes, fornecedores e clientes, tem tudo para conquistar o sucesso no mercado. Veja a seguir como um bom layout industrial impacta na sua fábrica.

Qual o impacto do layout fabril na produtividade?

O tempo impacta muito na quantidade de produção das fábricas, e um layout planejado pode ser a chave do sucesso para conquistar maior agilidade e produtividade.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser usada como parceira do crescimento da sua indústria. Conheça a seguir mais sobre os benefícios que o layout fabril alinhado com tecnologia pode oferecer para sua rotina de trabalho.

Economia e insumos

Através de sistemas integrados você pode unir o layout industrial da fábrica com os espaços de armazenagem de produtos, por exemplo.

Desse modo, ter o controle de estoque na palma da mão e conectado com a área de operação, vai garantir maior produtividade para sua rotina.

Se você quer economizar tempo e garantir que nenhum produto falte na área de operações, planeje o layout industrial integrando essas áreas. 

Com isso, fica mais fácil contatar fornecedores, receber matéria-prima e armazenar os produtos, gerando economia de tempo e dinheiro. 

Evita acidentes

Através do planejamento objetivo e detalhado do layout industrial, é possível oferecer maior segurança para seus colaboradores.

Isso porque acidentes no trabalho muitas vezes são ocasionados pela má disposição dos equipamentos ou ausência de manutenção.

Por isso, é extremamente importante pensar no layout visando produtividade e eficiência operacional, sem deixar de lado a segurança. 

Com isso, será possível reduzir acidentes, valorizar a mão de obra e garantir que tudo ocorra dentro do planejamento. 

Melhor visualização do fluxo produtivo

O layout industrial precisa ser planejado pensando também no fluxo produtivo, não apenas para acompanhar os processos, mas para conectar as etapas.

Além de facilitar a visualização da cadeia produtiva, o layout fabril que atua com continuidade oferece menores erros, maior agilidade e continuidade da produção.

Vale destacar ainda a padronização dos produtos e serviços, já que estarão conectados em uma mesma base de produção. 

Ou seja, caso ocorra algum problema durante o fluxo, será possível corrigir erros de modo mais certeiro e rápido, analisar a produtividade e expandir os serviços . 

Melhor atendimento do cliente

Apesar do layout industrial oferecer maior agilidade e praticidade interna para as empresas, ele impacta também diretamente no atendimento ao cliente.

Isso se dá a partir do acompanhamento dos processos de operação, já que a fábrica vai poder oferecer aquilo que realmente tem produzido.

Além disso, muitos clientes procuram conhecer as indústrias antes de fechar negócio, ou seja, um espaço organizado pode auxiliar nesse processo.

Esse ponto é extremamente importante, pois você vai conseguir planejar um local para se reunir com seus clientes, além de garantir a melhor experiência para o passeio em sua indústria. 

futuro manufatura

Como escolher o layout fabril?

Existem 4 tipos de layout industrial mais utilizados nas fábricas, cada um deles com objetivos diferenciados. 

Para facilitar a identificação e sua escolha, veja quais são eles:

  • Layout Linear: ideal para produção de produtos em massa, já que as máquinas são dispostas lado a lado, com processo automatizado e fixo;
  • Layout Funcional: as máquinas são separadas por setores, oferecendo produção de produtos diferentes numa mesma empresa;
  • Layout Celular: atua com referências do Linear e Funcional, já que oferece tanto espaços específicos como sequenciais;
  • Layout Posicional: perfeito para produtos grandes, como navios ou aeronaves, já que o produto fica parado e os colaboradores que se movimentam em torno dele.

Diante desses quatro tipos de layout, é preciso encontrar aquele que mais se relaciona com sua indústria, levando em consideração:

  1. Tempo que o produto leva para ficar pronto;
  2. Tipos de processos da fabricação;
  3. Testes para definir o melhor layout.

Com isso, será mais fácil escolher o layout industrial que mais se encaixa com seus objetivos, garantindo o melhor retorno. 

Tecnologia no layout fabril

A tecnologia é importante ferramenta para aprimorar processos, garantir inovação e projetar caminhos para que seu negócio continue crescendo.

Desse modo, utilizar a tecnologia no layout industrial pode simular como ficarão dispostos os maquinários, além de garantir redução de tempo de produção e riscos aos seus colaboradores.

Tudo isso de modo mais certeiro, facilitando a análise virtual do layout antes de ser colocada em prática, garantindo o sucesso.

Além disso, é possível mensurar os melhores cenários e resultados que podem ser alcançados com a aplicação de um layout industrial planejado.

Se você quer ficar por dentro do que está em alta no setor industrial, baixe agora mesmo o material: “Tendências para a indústria: como se destacar no mercado?”