+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

5 benefícios de utilizar um plano de produção em sua fábrica

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > 5 benefícios de utilizar um plano de produção em sua fábrica
plano de produção
11/02/2021

O plano de produção de uma fábrica está ligado ao atendimento de grandes demandas no melhor prazo. Através dele são reorganizados os recursos, materiais e  equipamentos disponíveis para produção. 

Durante a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitas indústrias tiveram de se adaptar conforme a disponibilidade de matérias-primas e de pessoal para operar o maquinário. Dessa forma, o plano de produção se mostrou um grande aliado para ultrapassar estas barreiras. Isso porque ele traz maior agilidade e flexibilidade para a cadeia produtiva

O planejamento ou plano de produção (PP) pode agregar inúmeras vantagens ao seu processo de gerenciamento de demandas. Dentro deste contexto, investir em um PP traz uma série de vantagens:

  • Otimização da produção industrial;
  • Previsão da rotina de produção;
  • Minimização de perdas;
  • Redução de custos;
  • Controle de estoques;
  • Prevenção de atrasos.

Estas atividades se mostraram extremamente importantes no atual da pandemia, já que muitos fornecedores de indústrias tiveram que suspender suas operações. Sendo assim, toda a cadeia de suprimentos e de produção foi afetada, impactando em atrasos e na falta de produtos no mercado. O setor de eletrônicos, por exemplo, foi um dos mais atingidos no período.

Como um plano de produção pode ajudar a resolver problemas como estes e prevenir situações semelhantes? Acompanhe nosso artigo e veja como o plano de produção pode tornar a empresa mais competitiva e ágil

Qual a finalidade do plano de produção? 

O plano de produção tem uma finalidade muito clara de organizar a rotina de produção de uma fábrica. A antecipação de eventos que possam afetar a produtividade e as entregas é fundamental. 

Esta dinâmica pode ser elaborada com a aplicação de soluções tecnológicas chamadas de APS (Advanced Planning and Scheduling). Estas tecnologias realizam um planejamento integrado através de inovações disruptivas como robotização, Machine Learning e comunicação entre máquinas. 

Ferramentas como estas têm capacidade de prevenir diversas ocorrências: 

  • Falhas de máquinas;
  • Necessidade de manutenções;
  • Tempo de paradas dos equipamentos;
  • Capacidade produtiva;
  • Falta ou excesso de produtos primários.

As ferramentas APS no plano de produção ajudam a realizar um planejamento avançado e detalhado. O objetivo é coletar dados da operação e armazená-los de forma que torne fácil a interpretação e mensuração dos resultados. 

Assim, a digitalização da indústria, além de impulsionar a transformação digital da empresa, consegue melhorar as entregas e otimizar continuamente os processos. Como consequência, a competitividade aumenta, bem como o valor de mercado e a conquista de novos nichos. 

5 benefícios práticos de utilizar um plano de produção 

Soluções integradas coletam e exibem informações essenciais para a tomada de decisão dentro de uma indústria. Além disso, planejar a produção de maneira manual é uma tarefa muito demorada e passível de erros, pois podem ocorrer imprevistos que levam a atrasos nas entregas e a perdas. 

Mas como a fábrica digital e o planejamento da produção contribuem no dia a dia para levar a empresa a uma maior produtividade? 

Redução do tempo

Tanto o planejamento quanto a execução da produção têm seu tempo reduzido com o uso de tecnologias. O tempo de planejamento pode sofrer uma redução de mais de 80%

Um sistema de APS como o DELMIA Ortems, por exemplo, garante que seja feito o planejamento industrial anual em até 30 minutos. Isso acontece porque a ferramenta substitui planilhas de planejamento e compila dados para análise em tempo real. 

Já na linha de produção, os tempos ociosos dos equipamentos e a espera de novas tarefas podem ser reduzidos. Assim, sobra mais tempo para o planejamento e para simulações. Tudo isto leva à melhoria dos KPIs.  

Maior precisão

A tecnologia oferece monitoramento de toda a linha de produção em tempo integral.  Com isso, todo o trabalho do chão de fábrica torna-se integrado.

Por conta de uma maior visibilidade  dos dados e informações sobre a produção, a precisão das análises aumenta. Isso se dá pelo fato de que os gestores terão uma visão mais ampla e completa do trabalho realizado. Dessa forma, é possível otimizar a produção, as rotinas e aumentar a capacidade produtiva. 

Além disso, a possibilidade de simulações de situações prepara todo o time para planejar e executar as ações necessárias de modo mais assertivo. Isso contribui também para uma colaboração entre os profissionais para entregas mais eficientes

Aumento de velocidade

Não apenas a otimização da produção é favorecida, como também a capacidade de reação frente a problemas no chão de fábrica também é melhorada. Isso porque os colaboradores estarão em posse de dados e informações sobre tudo o que ocorre.

Muitas vezes, os times recebem alertas e adquirem tempo hábil para fazer ajustes na demanda e no planejamento. Essas mudanças são possíveis mesmo com prazos curtos, já que as máquinas estão conectadas entre si. Com este apoio, os riscos de perdas de produção diminuem.

Previsibilidade

Tendo uma visão geral a respeito da produção, é possível prever com antecedência se um equipamento corre risco de falha, seja por sobrecarga ou necessidade de troca de peça. Assim, pode ser enviado à manutenção e substituído por outro que esteja ocioso. 

Ainda, é possível replanejar rapidamente a linha de montagem e remanejar os colaboradores para outra atividade, a fim de que a produtividade não seja afetada. Isso porque nem sempre existem equipamentos de reserva. 

Adaptar-se à demanda, à sazonalidade ou à falta de insumos também é importante. E um plano de produção pode contribuir com esta adaptação. 

Redução de custos

Já sabemos que um APS e um plano de produção trazem a capacidade de prever problemas e de encontrar rapidamente soluções. Desta forma, a fábrica digital contribui para a prevenção de novas situações que acarretem a paralisação da produção. 

A utilização de tecnologia geralmente possibilita um Retorno Sobre Investimento (ROI) em cerca de 12 meses. Afinal, a manutenção preventiva ajuda a reduzir custos e melhora a capacidade produtiva, bem como a qualidade dos produtos manufaturados. 

O que é necessário para elaborar um plano de produção?

Para um plano de produção efetivo é necessário conhecer com detalhes a produção, a estimativa de vendas e também a estratégia. Você já sai na frente da concorrência, pois muitas empresas não possuem este conhecimento detalhado de seus processos. 

Também é preciso ter consciência das atividades que serão inseridas e aplicadas no chão de fábrica para a melhoria contínua da produção. 

Com estas informações é possível apoiar o processo produtivo com um bom planejamento. 

O Delmia Ortems pode ser utilizado para organizar a rotina anual de produção da sua fábrica. A solução inteligente da Dassault Systèmes oferece um desempenho superior à sua fábrica através de um planejamento integrado.

Quer saber mais sobre os ganhos financeiros para sua empresa ao planejar melhor a produção? Assista nosso webinar sobre este tema! 

planejamento e agendamento de produção

tendências indústria