+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Como planejar a produção auxilia na gestão de materiais na indústria?

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Como planejar a produção auxilia na gestão de materiais na indústria?
gestão-de-materiais
18/02/2021

A gestão de materiais dentro de uma fábrica é uma atividade que está diretamente ligada ao controle do estoque. Isso porque acompanhar a falta de algum item ou excesso pode ajudar a evitar diversos problemas na produção. 

Planejar a produção de maneira adequada impede o desperdício e a compra desnecessária de matéria-prima que não estão em falta. Da mesma forma, evita que algum item essencial falte, o que poderia paralisar a produção e levar a problemas nas entregas.  

A tomada de decisões a respeito da produção pode ser otimizada através de uma gestão de materiais eficiente. Esta atividade ajuda a prever reposições e a compreender o ciclo de vida dos produtos dentro da sua fábrica. Acompanhe nosso artigo e veja um pouco mais sobre a importância da gestão de materiais nas indústrias. 

Importância e benefícios da gestão de materiais

O contexto da pandemia mostrou a necessidade dessa adequação, já que muitas indústrias precisaram permanecer sem atividade devido à falta de materiais. É claro que esta foi uma situação extrema que necessitou de medidas drásticas. Porém, a capacidade da Indústria aliada com soluções capazes de antecipar ações ajuda a dar mais segurança para a operação. 

Garantir a continuidade da produção mesmo em cenários desfavoráveis, é uma das vantagens de levar a gestão de materiais em consideração no seu planejamento.

Para ajudar nesta tarefa, existem sistemas que utilizam as características de cada indústria, de acordo com as necessidades do segmento, para otimizar o planejamento de produção e a gestão de materiais. Os maiores benefícios que este tipo de aliado pode trazer são:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de gastos;
  • Economia de recursos e de materiais;
  • Antecipação de cenários de escassez para realização de pedidos;
  • Maior eficiência nas entregas; 
  • Cumprimento de prazos;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Aumento das vendas e da margem de lucro.

Além disso, com ferramentas adequadas e soluções ligadas à transformação digital é possível fazer análise de dados da produção e antecipar ações. A própria gestão de materiais e matérias-primas no estoque permite a compra planejada de insumos fundamentais para as operações. 

Um exemplo disso é a ordem de produção, quando o sistema faz a requisição automatizada dos materiais. Além de a tarefa estar relacionada à quantidade, também facilita a classificação e organização dos materiais e ajuda a planejar as compras seguintes. 

Tais sistemas ajudam a estimar e otimizar os três principais níveis, Mínimo, Máximo e Target.. Assim, sua fábrica consegue se preparar tanto para grandes volumes de pedidos, quanto para épocas menos movimentadas.

Gestão de materiais de forma manual 

É comum encontrarmos ainda hoje a gestão de materiais de uma indústria inteira sendo feita através de papel e caneta. Este tipo de situação causa retrabalho e não é nada eficiente nem produtiva. 

Além de demorada, esta atividade é passível de erros e falhas. Isso porque, não apenas os colaboradores podem fazer anotações equivocadas, como também as pranchetas podem ser extraviadas e perdidas. 

As inovações tecnológicas contribuem para reduzir as falhas de comunicação nos processos de produção. Isto ocorre porque estas etapas são conduzidas pelas soluções de automação. Neste sentido, os profissionais recebem informações e análises mais precisas. Para realizar uma gestão mais eficiente é importante também atentar-se a alguns detalhes:

  • Fique atento às normas sanitárias e de segurança do seu setor;
  • Faça o planejamento de compras de acordo com a demanda para evitar materiais parados por longos períodos;
  • Crie uma rotina de inventário dos materiais em estoque para uma visão melhor;
  • Contrate fornecedores de confiança para não correr riscos em relação às entregas de materiais;
  • Organize o estoque de maneira que a conferência das quantidades e o acesso dos colaboradores seja mais fácil;
  • Monitore a linha de produção, bem como a entrada e a saída de materiais, para identificar gargalos. 

Como funcionam as soluções para manufatura 

Os sistemas integrados, como o APS (Advance Planinng e Shceduling), ajudam a organizar a rotina de produção. Estas ferramentas conseguem antecipar eventos que afetam a produtividade e os prazos de entregas. 

Além disso, ajudam a prever as necessidades de manutenções no maquinário e evitam paradas na produção por este motivo. 

O APS coleta dados da operação e os armazena de maneira que seja possível interpretar as informações e mensurar os resultados para uma melhor tomada de decisão. Estas ferramentas auxiliam o plano de produção ao realizar um planejamento avançado e detalhado. 

A tecnologia na atividade industrial pode otimizar os estoques e gerenciar diferentes níveis de produção. Assim, os níveis de estoque para cada velocidade de produção podem ser controlados através de integração com outros sistemas de gestão já presentes na sua fábrica. Isto é possível devido à informações coletadas no APS.

Sendo assim, o sistema consegue calcular o estoque, simular linhas de produção e, assim, ajudar na gestão de materiais da indústria. O PCP (Planejamento e Controle de Produção) é realizado justamente por conta da automatização deste processo. 

Muitas vezes, estas soluções possuem sistemas inteligentes de monitoramento que permitem aumentar a produtividade, aproveitando o máximo possível de recursos. Além disso, estas ferramentas podem ter visibilidade de toda a cadeia de produção e emitir notificações quando houver restrições, atrasos e outros imprevistos.

O excesso de produtos primários da indústria ou a falta também são sinalizados, pois podem afetar a produção e as finanças da empresa. 

O gerenciamento do chão de fábrica leva à otimização e ao alto desempenho das máquinas. Com isso, a digitalização não apenas impulsiona a indústria para a era da transformação digital como otimiza e melhora as entregas.

Quer saber quais são as principais tendências tecnológicas voltadas para a gestão de fábricas? Acompanhe outros conteúdos do nosso blog!

 

planejamento de produção

indústria sustentável