+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Teclógica adota a internacionalização no dia a dia dos funcionários

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Teclógica adota a internacionalização no dia a dia dos funcionários
internacionalização
19/06/2023

Com a massificação das redes sociais e internet, as fronteiras geográficas estão se tornando menores e a comunicação cada vez mais globalizada. Foi nesse contexto que a Teclógica decidiu adotar a internacionalização de seus processos. 

A empresa catarinense de TI tem atuação em mais de 10 países, e a estratégia visa a capacitação do time, de modo a incluir a língua inglesa na rotina e envolver todos os colaboradores. 

Com isso, além das aulas de inglês in company, as equipes começaram a ter reuniões periódicas para praticar a conversação e as comunicações internas da companhia passaram a ser bilíngues.

Quer saber mais sobre como a Teclógica adotou ações de internalização? Continue lendo o artigo e entenda!

O que é e qual é o objetivo da internacionalização?

O termo “internacionalização” pode ser interpretado de diversas formas, a depender do propósito das empresas. Algumas delas desejam expandir, abrindo sedes no exterior ou exportando produtos, por exemplo. 

No caso da Teclógica, conforme mencionamos anteriormente, a estratégia é focada na aderência da segunda língua no dia a dia dos funcionários, visando a qualificação das pessoas.

Além de trazer benefícios como ganho de competitividade, experiência e modernização, a internacionalização de processos possui vários objetivos voltados para o desenvolvimento de pessoas

Incentivar o diálogo corporativo e o debate de assuntos mais formais – pouco abordados usualmente nos cursos tradicionais – influencia para que as pessoas se adaptem mais rápido à comunicação bilíngue em vários âmbitos da vida, inclusive no ambiente de trabalho. 

Segundo Clovis Vasselai, CEO da Teclógica, a estratégia oportuniza para os colaboradores, a chance de aplicar seus conhecimentos. “Ao contrário do ensino tradicional, quando inserimos algo em nossa rotina, isso resulta em um aprendizado contínuo, que não será esquecido.”

Ele complementa explicando que o bloqueio na hora da conversação é algo comum, um desafio que a empresa está tentando ajudar seus colaboradores a vencerem. “É por meio da periodicidade que ganha-se autoconfiança. Abraçar a língua inglesa na Teclógica foi a forma que encontramos para incentivar e destravar a comunicação do nosso time”.

Quais foram as mudanças percebidas?

No mês de junho de 2023, fez um ano que a empresa adotou as reuniões diárias em inglês para algumas das equipes. Entre eles, os times que atuam com demandas “Indústria 4.0” , que são coordenados por David Jourdain

“Nos reunimos unidos por um propósito e compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Ao refletirmos sobre essa jornada, fica evidente que nossa dedicação e perseverança têm dado frutos”, explica ele.

Quando questionado sobre as mudanças percebidas, David considera que as pessoas evoluíram de proficientes em assuntos técnicos, para peritos na compreensão da língua. “Testemunhamos a transformação não apenas de nossas habilidades linguísticas, mas também de nossa capacidade de navegar por diversas culturas e perspectivas. A cada dia, nos desafiamos a sair das nossas zonas de conforto”, complementa.

Neste ponto, Aloisio Arbegaus, o Diretor Comercial da Teclógica, achou importante ressaltar sobre a abertura de novos horizontes e expertises. “Atuar em diferentes países exige adaptação, pois você estará suscetível a diversas legislações e públicos.”

Clovis finaliza explicando que toda mudança exige planejamento. “A criação de uma nova cultura organizacional é algo que deve ser mensurado e feito aos poucos. Nossos gestores estão presentes, alinhando continuamente as estratégias e, com cautela, vamos evoluindo na capacitação dos nossos colaboradores”.

A empresa pretende expandir as ações de internacionalização, atualizando convênios e estudando maneiras de incentivar continuamente a metodologia bilíngue. 

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse.

*Esse artigo foi escrito pela equipe Teclógica: Clovis Vasselai, CEO; Aloisio Arbegaus, Commercial Director; David Jourdain,Project Manager 

CTA newsletter

Pop-up newsletter