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Qual a importância do UX na área de TI?

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ux
26/05/2023

O termo UX é relativamente novo, mas as iniciativas para melhorar a usabilidade dos computadores pessoais existem desde a década de 70. 

A empresa Xerox, através da sua divisão de pesquisa PARC, desempenhou um papel importante no desenvolvimento da interface gráfica como conhecemos hoje. Nasceram nesta divisão conceitos como o uso de ícones e pastas dispostos em uma área de trabalho, imitando no mundo digital o que já ocorria em estações de trabalho físicas. 

Nos anos 80 a Apple, com seu Macintosh, e posteriormente a Microsoft com o Windows, popularizaram estes conceitos para o público em geral.

Mais recentemente, ocorreram avanços significativos nos recursos disponíveis para a experiência do usuário por meio dos smartphones, como o iPhone e o Android. 

Esses avanços transformaram os antigos celulares com teclas grandes e telas pequenas em dispositivos de tela sensível ao toque, trazendo inúmeras inovações na forma como interagimos com esses aparelhos. Continue lendo para saber mais sobre a importância de UX na área de TI!

Mas afinal o que é UX?

A sigla UX, vem de User eXperience, termo em inglês que pode ser traduzido como experiência do usuário. Esse termo, embora tão utilizado na indústria de TI, vai além de aplicativos, softwares ou websites. 

A experiência do usuário sempre ocorre quando alguém utiliza um produto ou serviço, físico ou digital, mas esta experiência pode ser positiva ou negativa.

Por exemplo, um restaurante que oferece um serviço diferenciado ou que desenvolveu um menu mais organizado, está aprimorando o atendimento e a vivência dos seus clientes. 

Uma boa sinalização em locais públicos e recursos de acessibilidade para pessoas com limitações físicas também são exemplos de experiências melhoradas com o uso deliberado de estudos e técnicas durante a fase de projeto.

Um erro muito comum é falar sobre UX apenas em termos estéticos. Embora uma estética agradável possa sim melhorar a percepção que uma pessoa tem de algo, o termo não se resume apenas a esse fator. 

Produtos com um visual menos desenvolvido ainda podem proporcionar uma boa experiência quando permitem que o usuário complete tarefas de forma intuitiva e rápida.

É bastante comum encontrar o cargo de UX Designer ou Product Designer em empresas de TI. No entanto, é importante ressaltar que a preocupação com a experiência do usuário não é uma responsabilidade exclusiva dessas funções. A maturidade de uma empresa em UX é considerada alta quando todos os colaboradores estão conscientes do impacto que têm nas atividades do público alvo.

O que pode influenciar na experiência do usuário?

Agora que já entendemos o termo, vamos conhecer alguns dos principais fatores que impactam na experiência do usuário. Embora os exemplos sejam voltados para soluções de TI, você pode aplicá-los em várias áreas. Vamos lá!

Experiências anteriores

Sim, por mais que tentamos sempre inovar e prover soluções que consideramos as mais eficientes aos nossos usuários, não podemos ignorar suas interações com outros produtos ou serviços

O que seria mais aceito e mais fácil de usar? Um aplicativo de chat diferente com recursos muito específicos e particulares ou uma cópia do WhatsApp? A resposta pode ser qualquer um dos dois, mas é necessário conhecer seu público para responder com propriedade.

Talvez para o público geral uma cópia do WhatsApp com recursos próprios aprimorados seja uma boa pedida. Para outro grupo de pessoas, o app específico pode ser mais interessante, pois facilita processos peculiares à uma empresa, por exemplo.

Contexto social e cultural

Compreender o contexto social e cultural no qual a solução será aplicada é crucial. Elementos como layout, organização do conteúdo escrito, uso de imagens e cores podem variar significativamente dependendo da cultura local. 

Por exemplo, no Brasil, a cor vermelha geralmente denota atenção, alerta ou perigo, enquanto na China é frequentemente associada à prosperidade, felicidade e sorte. É importante adaptar a solução de acordo com esses aspectos.

Ambiente e hardware disponível

Avaliar o ambiente no qual a solução será utilizada é fundamental para a UX. Você deve considerar aspectos como iluminação e ruído externo. Não use sons como forma de comunicação se o seu usuário frequentemente usa seu app em um ambiente em que é necessário usar protetores auriculares. 

Da mesma forma, se o uso for previsto em um ambiente predominantemente mal iluminado ou à noite, projetar uma visualização em modo escuro (Dark mode) é bastante conveniente. 

Além disso, a forma de interação, como mouse ou tela sensível ao toque, e o tamanho da tela também influenciam na aceitação de um produto. Aqui podemos encaixar o conceito de responsividade, ou seja, a capacidade de um app responder de forma eficiente a vários tamanhos de tela, celulares, tablets, desktops, etc.

Usabilidade

Refere-se à facilidade de uso de um produto ou serviço. É importante considerar diferentes perfis de usuários, pois a solução deve atender o maior público possível, sem excluir os usuários por sua idade, gênero, frequência de uso da aplicação, nível de experiência, entre outros. 

Um recurso interessante que pode ser aplicado para avaliar a usabilidade de um produto ou serviço em TI são heurísticas, um checklist de boas práticas em usabilidade. Vários autores possuem suas metodologias, mas uma das mais usadas são as 10 Heurísticas de Nielsen, que descrevem de maneira geral e prática como um bom software deve se comportar.

Estes são apenas alguns exemplos de fatores que influenciam em UX, existem outros. Porém ao considerar estes descritos, já é possível aprimorar significativamente a experiência do usuário em diferentes contextos e proporcionar soluções mais eficazes. 

Se você leu com atenção, percebeu que em todos os momentos falamos em contexto, perfis de usuários, grupos de pessoas. Logo podemos perceber que, embora padrões sejam importantes, quem vai ditar o que é bom para sua aplicação será seu público alvo. 

Por isso é muito importante que você os envolva o quanto antes no processo de design. Métodos para isso são variados e tópicos para outro post, mas podemos adiantar Personas, Jornada de Usuário e Fluxo de Usuário como sendo alguns dos métodos mais usados.

Qual a importância para a área de TI?

A aplicação dos princípios de UX em empresas de TI não apenas melhora continuamente o software, mas também auxilia na fidelização de clientes e estimula recomendações. Podendo transformar o usuário em um defensor entusiasmado ou em detrator da solução.

No processo de desenvolvimento de um produto, o profissional UX Designer desempenha um papel abrangente, atuando como facilitador ou executor em várias fases, desde as pesquisas iniciais até a entrega final. 

Esses profissionais estão envolvidos na compreensão das necessidades dos usuários, na definição de requisitos, na criação de protótipos e fluxos de interação, nos testes e iteração do design. Garantindo que a solução atenda às expectativas e seja intuitiva e agradável de usar. 

Dessa forma, ao aplicar os princípios de UX em TI, as empresas podem colher benefícios significativos, não apenas melhorando a qualidade do software, mas também fortalecendo o relacionamento com os clientes e impulsionando o sucesso do produto.

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