+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Saiba como a tecnologia ajuda a reduzir gargalos de produção

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Saiba como a tecnologia ajuda a reduzir gargalos de produção
gargalos de produção
06/05/2022

Os gargalos de produção acontecem na movimentação de informações e recursos em processos entre os setores da indústria ou com agentes externos, como clientes e fornecedores, por exemplo.

No geral, esses gargalos podem comprometer a qualidade dos itens ou serviços oferecidos pela fábrica. Além disso, também estão associados a obstáculos como tempo de parada de máquinas, ociosidade de mão de obra, falta de insumos, altas taxas de burocracia nos processos e falhas na comunicação.

Por outro lado, quando se reduzem os erros nas linhas de produção, os custos operacionais são diminuídos. E ainda o comprometimento e o desempenho da equipe melhoram e os resultados da venda são potencializados.

Esses fatores trazem crescimento orgânico para sua empresa, assim como facilitam o reconhecimento de novas oportunidades de negócio.

Pensando nesses fatores, trouxemos neste post tudo o que você precisa saber sobre os gargalos de produção, assim como onde e como eles costumam ocorrer. Depois disso, vamos também te mostrar como a TI pode ajudar a redução desses empecilhos. Confira agora!

Onde ocorrem os gargalos de produção? 

Existem três principais cenários onde as falhas de produção acontecem. São eles: 

Pessoas

Falhas humanas, sejam elas causadas por ociosidade ou por falta de motivação, são exemplos que podem ocasionar perdas expressivas para a fábrica ou indústria. 

Além disso, problemas com a gestão de pessoas e falta de treinamento também podem levar às falhas operacionais. 

Recursos

Em relação aos recursos, os erros podem ser causados por dois motivos: perda em excesso ou falta de uma cultura de controle de perdas. 

Máquinas e equipamentos

Aqui os problemas geralmente ocorrem por paradas ou desligamentos não programados de máquinas e equipamentos. Podem ser ocasionados então por quebras, falhas, perdas de velocidade, defeitos, necessidade de ajustes ou outros fatores.

Quais tipos de gargalos existem? 

Má gestão de estoque e matéria prima

Esse fator traz vários desafios para a cadeia produtiva. Geralmente, no caso do abastecimento de matéria-prima, eles ocorrem quando a indústria compra a quantidade errada de insumos, que acabam faltando durante a produção. 

Outra situação é quando a fábrica mantém uma quantidade muito grande de insumos armazenados, e eles acabam ficando impróprios para uso ou sendo extraviados. 

Já em relação ao estoque, os gargalos são mais comuns quando não há controle das entradas e saídas de materiais, peças e outros equipamentos necessários para o andamento da produção.  

Falta de manutenção dos equipamentos 

A falta de manutenção nos equipamentos também pode ser uma das principais dificuldades no setor industrial. 

Afinal, com as máquinas com defeitos ou sem poder funcionar, ocorre perda de eficiência ou da qualidade final, desperdício de insumos e paralisação da produção são apenas alguns exemplos.

Ausência de acompanhamento da produção 

A falta de acompanhamento também está entre os maiores gargalos na produção. Sem conhecimento do que está acontecendo na produção, fica difícil engajar o time, estabelecendo prazos, metas e indicadores.

Além disso, um bom gerenciamento resulta na tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados factíveis. 

Falhas na gestão de custos 

Os custos da operação também podem causar gargalos produtivos. Quem acompanha de perto as despesas do processo de produção sabe, exatamente, quais são os fatores que estão deixando-o mais caro. 

Como identificar os gargalos de produção? 

No geral, existem boas ferramentas que podem auxiliar na identificação de possíveis problemas nas fábricas. Entre elas estão o Controle Estatístico de Processo (CEP) e o Ciclo PDCA

Para aprofundar-se nesse assunto, veja abaixo o passo a passo para identificar gargalos de produção na sua indústria.

Mapeie os processos 

Mapear cada uma das etapas do processo de produção, inclusive, o antes e depois, fará toda a diferença na hora de identificar as dificuldades na indústria. Para isso, responda perguntas como:

  • Como está a aquisição de matéria-prima? 
  • Ela está sendo armazenada corretamente? 
  • Como tem sido a negociação com os fornecedores? 
  • Os maquinários estão com manutenção em dia? 
  • A logística está funcionando de maneira fluída?

Gerencie insumos e equipamentos 

O gerenciamento de insumos e equipamentos também é fundamental para a solução desses processos. 

Isso porque diversos atrasos derivam de quando um fornecedor não entrega uma matéria-prima em tempo. O mesmo ocorre quando uma máquina não vai para a manutenção no momento que deveria. 

Neste cenário, é essencial planejar manutenções preventivas e manter um controle de qualidade nos insumos.

Implemente indicadores 

A melhor forma de acompanhar o andamento da produção é utilizando indicadores de performance (KPIs). Eles permitem a obtenção de diagnósticos por meio de dados e informações concretas

Conte com auxílio de tecnologia 

Por fim, você pode investir em uma melhor visão computacional do processo, assim como em automação para a fábrica. Essas são atitudes que podem trazer acesso integrado, fácil e totalmente confiável às informações do processo produtivo.

Vantagens da tecnologia na identificação de gargalos de produção

Existem muitos benefícios de investir em tecnologia para identificar os gargalos de produção em sua fábrica ou indústria Veja a seguir uma lista dos principais: 

  • Menores taxas de perdas;
  • Menores custos operacionais;
  • Maior precisão de quantidades e relação com a capacidade de mão de obra e de máquinas;
  • Menores índices de ociosidade de máquinas;
  • Queda na ociosidade de mão de obra;
  • Maior agilidade de resposta aos stakeholders;
  • Comunicação mais eficiente em todas as áreas da empresa.

Neste post vimos como os gargalos de produção podem alterar a rotina de trabalho e reduzir consideravelmente os resultados organizacionais

Mas, por meio de um controle eficiente de processos, é possível evitar prejuízos, alcançar eficiência operacional e criar vantagem competitiva no mercado.

Para mais dicas sobre otimização de processos na indústria, acompanhe o nosso blog!

pop up t18