+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Visão computacional: impactos no controle de qualidade na indústria

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Visão computacional: impactos no controle de qualidade na indústria
visão computacional
11/02/2022

Quer aumentar a qualidade das operações e garantir um controle maior dos resultados? Então você precisa conhecer a visão computacional. Essa inteligência artificial tem sido aliada para muitas fábricas que buscam corrigir erros na  escalabilidade da indústria.

Além disso, utilizando a visão computacional é possível destacar-se no mercado, já que a competitividade está cada vez maior. Pensando nisso, preparamos um conteúdo destacando os seguintes pontos:

  • O que é visão computacional e como funciona;
  • Como atua essa estratégia com o controle de qualidade;
  • Vantagens da visão computacional.

Para ficar por dentro dessa tecnologia que tem colaborado para os melhores resultados no setor industrial, continue a leitura!

O que é visão computacional e como funciona?

Inovação presente na indústria, a visão computacional vai utilizar sistemas para identificar possíveis erros que aos olhos humanos passam despercebidos.

Para isso, são utilizados para mapear os processos ou produtos tecnologias como softwares, computadores, câmeras e dispositivos de inteligência artificial. Através deles, o controle de qualidade é realizado em tempo real

Com isso, é possível que os gestores identifiquem gargalos durante os processos, corrigindo cada um deles de modo rápido. Por exemplo, se sua empresa utiliza amostras para verificar erros, as chances da perda de um lote inteiro é maior, já que os resultados são colhidos após a finalização dos produtos.

Vale destacar ainda que através dessa inovação, as máquinas ganham certa independência, podendo resolver problemas rapidamente. 

Se um produto foi danificado durante a operação, a máquina vai entender que ele não precisa continuar no processo, sendo retirado automaticamente. Diante disso, as máquinas vão responder aos seus comandos de qualidade, garantindo que tudo ocorra da melhor maneira possível. 

Veja na sequência como a visão computacional é uma aliada do controle de qualidade!

Visão computacional e controle de qualidade

Quando falamos em controle de qualidade, estamos nos referindo ao processo de análise de produtos, para que estejam dentro dos padrões.

Ainda que esse seja um trabalho minucioso, é comum que seja analisada apenas a amostragem no final do processo. Logo, além de você perder matéria-prima, exige maior pesquisa para reconhecer em qual etapa do processo está ocorrendo o erro

Quando aplicada a visão computacional ao longo do processo produtivo, as chances de adquirir escalabilidade e melhoria contínua na sua organização são ainda maiores. Ou seja, você continua expandindo seus produtos e crescendo com sua empresa, sem ficar para trás da concorrência.

Ao utilizar a visão computacional, você evita a perda de materiais e ainda aumenta sua produção em massa.

Desse modo, diminuir erros e aumentar a qualidade por meio da tecnologia é uma tarefa mais que necessária, é urgente. Isso se dá pelo fato que o mercado está em constante atualização, transformando as empresas e os resultados.

Vantagens da visão computacional

A visão computacional oferece diferentes oportunidades para quem deseja produzir ótimos produtos, aliados à tecnologia.

Segundo pesquisa realizada pela International Data Corporation – IDC, 70% de todas as empresas em 2022 terão um aumento no uso das tecnologias.

Ou seja, conhecer mais sobre as vantagens que a aplicação da visão computacional oferece pode facilitar na sua decisão e garantir um passo à frente da concorrência. Descubra mais sobre cada uma delas a seguir

Identificação de defeitos mais eficiente

Ao utilizar a visão computacional nas suas operações, torna-se mais fácil identificar tipos de defeitos e etapas. Basicamente, o sistema vai mostrar, de forma assertiva, o que tem acontecido na operação para que o problema aconteça.

Desse modo, será facilitado corrigir o erro e consertá-lo, sem que sua produção toda precise ser parada e ocorra desperdícios.

Além disso, o sistema vai permitir uma otimização operacional, fazendo seus processos ganharem agilidade e diminuir danos. O resultado é a redução  de perdas em investimentos e matérias primas

Aumento da produtividade

Outra vantagem que deve ser destacada quanto a visão computacional, é o aumento da produtividade.Quando o trabalho manual precisa ser feito para analisar a qualidade dos produtos, toma-se mais tempo. Além disso, erros ou danos podem passar despercebidos.

A partir do momento em que o sistema encontrar um problema na produção, é fácil corrigir, de modo pontual. Afinal, tempo é dinheiro e a produtividade está ligada diretamente com a quantidade de produtos que sua indústria pode oferecer.

Diminuição de desperdícios

Todo profissional quer cada vez mais reduzir os desperdícios, evitando perda de recursos e investimentos. Através da visão computacional, é possível realizar uma gestão de produção industrial mais orgânica.

Ou seja, os erros são corrigidos antes dos produtos chegarem na etapa final, tornando os resultados ainda melhores. Caso necessário, o processo de produção pode ser interrompido, facilitando a correção e os ajustes.

O fator desperdício acaba muitas vezes sendo um grande impeditivo do crescimento e expansão das empresas.

Isso se dá pelo fato que quanto mais produtos são descartados, maior é a necessidade de compra de matéria-prima. Sem contar também com a produção de lixo e descarte que a empresa possui, o que pode ser um vilão do meio ambiente.

Redução de custos

Por último, mas tão importante, é a redução de custos que a visão computacional oferece para as indústrias. Ao aumentar a produtividade e diminuir desperdícios, automaticamente você está reduzindo os custos da operação.

Desse modo, seu tempo e investimento em matéria prima serão melhor utilizados, tornando seus resultados ainda melhores.

Quer conquistar esses e outros benefícios para sua indústria, otimizando sua operação? Acesse agora mesmo o e-book que preparamos para você, sobre as principais tendências da indústria. Clique aqui e acesse!

tendências indústria

pop up t18