+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Como a realidade mista pode impactar o futuro da indústria?

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Como a realidade mista pode impactar o futuro da indústria?
29/04/2022

Faz algum tempo que a relação com algumas tecnologias deixou de ser restrita a eventos pontuais. O que antes era uma exclusividade das telas de cinema,  vem conquistando espaço nas aplicações do dia a dia. Um exemplo dessas tecnologias é a realidade mista.  

Pensando nisso, ao longo deste artigo vamos conhecer melhor o seu conceito, além de suas aplicações e impactos efetivos na indústria para você se manter atualizado em relação ao assunto.

O que é realidade mista? 

Em resumo, trata-se de uma junção entre o mundo real e o virtual. Os óculos de realidade mista, por exemplo, são equipados com sensores que vêem tudo o que há em um espaço físico. 

Mas, ao invés de invadir esse ambiente, esse tipo de tecnologia integra com os objetos físicos por meio da projeção de elementos virtuais em hologramas.

No cenário industrial, os elementos digitais podem se tornar uma espécie de guia para funções diversas. Isso porque, com a tecnologia, é possível que um gerente de produção  auxilie outro profissional em uma avaria na indústria a centenas ou milhares de quilômetros de distância, por exemplo. 

Ou ainda que um gestor possa ajudar em uma ocorrência grave em um chão de fábrica com uma equipe in loco. Como? Trocando informações e dados em tempo real.

Sendo assim, a realidade mista é um recurso que aproxima, permitindo que todos os envolvidos, estejam eles presentes ou não, possam visualizar os mesmos elementos de um espaço. 

Qual a diferença entre os tipos de realidade?  

Ainda existem dúvidas sobre as diferenças entre realidade mista, aumentada e virtual. Para te ajudar na distinção desses termos, confira a seguir as características de cada um:

Realidade virtual 

A realidade virtual cria um cenário em que o usuário fica dentro de uma experiência simulada e imersiva. 

Sendo assim, os objetos e cenas parecem reais. Um exemplo são os simuladores de montanha-russa, os jogos e imersões com óculos virtuais. 

Tudo isso é criado por meio de recursos gráficos, imagens 360º e outros recursos que dão a sensação de presença. 

Realidade aumentada 

Já na realidade aumentada o usuário consegue usar um cenário da vida real para interagir com elementos digitais. Sendo assim, é como um “mix” entre o que é verdadeiro com o que não é. 

Na indústria, a realidade aumentada permite a realização de testes prévios à implementação de um novo processo, por exemplo. Dessa forma, é possível simular seu grau de dificuldade, assim como eventuais riscos e falhas antes mesmo de colocá-lo em prática. 

Impactos da realidade mista na indústria 

Há um enorme universo de aplicações da realidade mista na indústria. Hoje, só para se ter uma noção, ela promove avanços na área de energia, medicina, projetos, games, design, construção, manutenção e muito mais. 

Na indústria de automóveis, esse processo já vem sendo usado pelos seus engenheiros de fábrica. Basicamente, os profissionais dirigem e avaliam lançamentos de veículos ou de novos recursos antes mesmo que eles existam. 

A ação visa, sobretudo, eliminar gargalos em etapas prévias ao desenvolvimento do carro. Em indústrias no geral, essa inovação também reduz as falhas na comunicação

E não para por aí, já que ela também pode realocar os trabalhadores de áreas insalubres sem perder eficiência nos processos. 

Imagine só controlar a produtividade de uma mina pelo computador? Ou visualizar a vazão de combustível à distância em uma refinaria? Essas e outras tecnologias, como os cobots, já são realidade no mercado industrial.

Benefícios da realidade mista na indústria

Melhoria contínua 

A realidade mista permite que estudos e diagnósticos mais complexos sejam feitos. Entre eles, são exemplos a criação de protótipos ou gêmeos digitais. Com isso, diminuem-se os custos e tempo de cada operação. Além disso, também há melhoria na condição de trabalho dos times envolvidos. 

Por fim, a melhoria contínua também pode ser vista em treinamentos, uma vez que eles se tornam muito mais interativos quando há o fator de gamificação. Os aprendizados têm muito mais eficiência e os colaboradores aprendem de maneira mais leve e interativa.

Integração em tempo real 

Integração e realidade mista têm muita relação. Isso porque a tecnologia permite uma interação imersiva e em tempo real, mesmo à distância. Com ela um funcionário pode ver em um painel todos os elementos virtuais fundamentais para concluir uma tarefa, como avaliar os dados de um gráfico, por exemplo. 

Segurança 

Outro benefício da realidade mista é o aumento de segurança para os trabalhadores. Prevendo quando um ambiente ou ativo está perigoso, é possível reduzir o contato físico do colaborador. Além disso, é também uma forma de permitir que ele se prepare de maneira adequada para fazer um reparo ou manutenção

Produtividade

Com o uso da inovação também ganha-se em produtividade. Por exemplo: o colaborador de um centro de controle pode utilizar gêmeos digitais para visitar painéis elétricos distantes. Primeiro ele acessa as informações do motor, entende a ocorrência e, por fim, faz um diagnóstico remotamente

Com as informações precisas, ele pode contatar a equipe técnica. Em seguida, ela pode se deslocar já sabendo como resolver o problema. O resultado é ganho de tempo e produtividade. 

Colaboração 

Por fim, a realidade mista também estimula a colaboração entre equipes multifuncionais e globais. Afinal, quem não se sentiria mais motivado em um ambiente cheio de informações ricas e atuais? 

Dessa forma, a equipe também ganha motivação para explorar seus reais potenciais. Tudo em um cenário em que podem testar produtos e criar soluções para as mais diversas ocorrências. 

Ao longo deste artigo vimos como as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na indústria. Dessa forma, para que o segmento se mantenha competitivo no futuro, é imprescindível estar por dentro dessas e outras ferramentas inovadoras que estão chegando. 

Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre sistemas em nuvem e conheça essa tendência!