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A transformação da indústria de cosméticos

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indústria de cosméticos
11/11/2022

A indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria cresceu cerca de 6,5% em 2022, segundo dados da Abihpec. A pesquisa fez uma comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento tem influência da mudança nas políticas de contenção da Covid-19. 

Isso porque, com a atenuação da pandemia, o distanciamento foi revogado e muitas pessoas voltaram às suas rotinas no escritório, deixando de lado o home office. Atividades de lazer e eventos também retornaram, o que resulta em mais procura por produtos de estética e perfumaria

Porém, esse segmento industrial tem enfrentado diversas transformações e desafios. Se quiser saber como se destacar no mercado competitivo e enfrentar as mudanças, continue lendo o artigo!

Quais os desafios da indústria de cosméticos?

Cada vez mais, os consumidores fazem escolhas baseadas em marcas que se posicionam de acordo com seus valores. Por isso, as empresas que desejam se destacar precisam oferecer uma experiência de conexão com o público.

O impacto das redes sociais é indiscutível nesse cenário. Conforme a publicidade e os influenciadores digitais abordam temas como sustentabilidade e inclusão, consequentemente, esses assuntos impactam nas decisões dos consumidores. 

Além disso, a concorrência cresce a cada dia. Para se ter uma ideia, a  Abihpec, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, possui mais de 350 empresas do setor associadas em todo o país.

Como se destacar no mercado da indústria de cosméticos?

Para fazer com que a sua indústria de cosméticos se destaque no mercado competitivo, é preciso ficar de olho em algumas tendências. Veja mais a seguir:

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é um dos temas mais debatidos da atualidade. Entre várias discussões sobre o aquecimento global e a queima das florestas, outro fator decisivo para repercussão desse tema foi a pandemia.

Depois de enfrentar as medidas de distanciamento e crise sanitária mundial, as pessoas têm buscado se envolver em ações voltadas à sustentabilidade, além de procurar produtos mais naturais, que sejam benéficos tanto para a natureza quanto para seus organismos. 

Com isso, na indústria de cosméticos, ganham destaque os itens que utilizam somente matérias-primas veganas, os produtos biodegradáveis e as embalagens recicláveis.

Jornada do consumidor

As fábricas, historicamente, não possuem um contato direto com o consumidor. Mas algumas ações, feitas tanto na linha de produção quanto no marketing, podem trazer a marca mais para perto do seu público.

Vale ressaltar que, na atualidade, os clientes não querem apenas comprar, mas buscam uma conexão com a marca. Isso pode ser instigado através de experiências imersivas.

A utilização de QR Codes, por exemplo, desperta a curiosidade durante a jornada do consumidor. Colocar um código na embalagem oferecendo um conteúdo bônus, além de melhorar a experiência do consumidor, possibilita uma infinidade de oportunidades. Eles podem trazer mais informações sobre como o produto foi consumido, explicar sobre sua origem, oferecer dicas e benefícios, etc.

Também vale uma atenção para o conteúdo trazido nas redes sociais, que deve ser humanizado e fazer com que o cliente se sinta parte do negócio. Mostrando o dia a dia da produção, os bastidores e curiosidades sobre a empresa, por exemplo.

Tecnologia

O avanço nas áreas de medicina, ciência e tecnologia é constante, oportunizando melhorias processuais e diferencial competitivo. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das médias e grandes indústrias que inovaram durante a pandemia obtiveram melhor competitividade, produtividade e resultados financeiros.

Neste cenário, existem ferramentas que atuam em diversas demandas, desde o planejamento avançado, simulações de demanda, até o gerenciamento de todo ciclo produtivo. O ideal é primeiro conhecer as prioridades e gargalos da empresa, para então buscar a tecnologia que melhor auxilie.

Implantação de tecnologia no Grupo O Boticário

O Grupo O Boticário é um exemplo de indústria de cosméticos que percebeu a necessidade de automação em seus processos. Segundo André Santos, coordenador de processos industriais, foi necessário inovar para acompanhar o crescimento da companhia. 

“Precisávamos de uma solução que nos acompanhe não só agora, mas daqui a 5, 10 e 20 anos. Fizemos muitas viagens de benchmarking, pesquisamos muito e, nessa caminhada, conhecendo um pouco mais dessas ferramentas e falando com empresas que já tinham implementado, percebemos que o Delmia Apriso era a solução que melhor nos atenderia”, completa ele.

O Delmia Apriso é um sistema MES (Manufacturing Execution Systems) e atua no gerenciamento do chão de fábrica. Esse software possibilita melhor visibilidade, qualidade e rastreabilidade da produção, integrando os setores e informações existentes na cadeia produtiva.

A Teclógica possui mais de 28 anos de expertise e comercializa as soluções para chão de fábrica Delmia Apriso e Ortems, desenvolvidas pela multinacional Dassault Systèmes. Quer saber mais sobre o que a tecnologia pode fazer pela sua indústria? Solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Artigo assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor da Teclógica.

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