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Vitrine digital: uma maneira eficiente de conquistar clientes a baixo custo no PDV

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Vitrine digital: uma maneira eficiente de conquistar clientes a baixo custo no PDV
12/09/2017

Você já reparou como nossa decisão é influenciada pelo apelo visual? Nossos sentidos possuem uma influência tremenda sobre os desejos que possuímos, e isso é algo que pode ser explorado nos pontos de venda!

O conceito de marketing sensorial (que aborda o poder dos 5 sentidos dentro das estratégias de vendas) está se tornando cada vez mais popular e eficiente, e o melhor de tudo: não é preciso realizar grandes investimentos para conquistar mais clientes.

Existem novas mídias que podem ajudar nessa missão de conciliar o marketing sensorial com o aumento das vendas, e um dos mais eficientes é a vitrine digital.

Mas o que é a vitrine digital?

Essa forma de marketing também é conhecida como TV corporativa. Na prática, são TVs estrategicamente posicionadas dentro de estabelecimentos comerciais e que transmitem imagens e mensagens previamente programadas, de acordo com o objetivo. É uma maneira de divulgar os serviços de sua empresa utilizando a visão como grande chamariz para conquistar o consumidor.

Acompanhe nosso conteúdo e descubra por que a vitrine digital é um das ferramentas mais eficazes para os Ponto de Venda (PDV) ampliarem seu escopo de clientes. Confira!  

Marketing sensorial, a arma da vitrine digital

Retomando o conceito de Marketing Sensorial, “nosso corpo fala e expressa nossos desejos” — esse é o combustível que move o marketing sensorial.

De acordo com Schmitt e Simonson, dois dos maiores pesquisadores do marketing na era digital, o apelo sensorial tem como objetivo seduzir o consumidor por meio de mensagens capazes de atingir o hemisfério direito do cérebro (o que controla as emoções) e não o hemisfério esquerdo, que é o responsável pela razão.

As formas que as empresas utilizam esta técnica varia muito de acordo com o nicho, mas, em linhas gerais, é possível utilizar de todos os sentidos com o intuito de vender mais. Essa forma de propaganda pode ser resumida na função de persuadir a comprar por meio das sensações.

E a vitrine digital se apresenta como uma poderosa ferramenta para cativar por meio da visão. Estímulos visuais são velhos conhecidos do marketing e da publicidade, que usam e abusam desse recurso para persuadir o público e criar a sensação de desejo sobre um produto.

Como usar uma vitrine digital?

É provável que você já tenha visto uma vitrine digital em algum momento, mas é muito pouco provável que você tenha visto ela ser utilizada da maneira mais eficaz. Veja a seguir algumas formas de usar o recurso de TV no seu negócio:

Vitrinismo

A aparência de uma loja é tudo. Os consumidores são atraídos pela observação dos produtos que estão na vitrine. Apesar disso, na vitrine “comum” não existe interatividade e os produtos muitas vezes não conseguem fazer a atração por si só. O uso da TV auxilia na construção de uma mensagem mais forte, impactante e direta, algo fundamental para montar um bom display.

Com uma vitrine digital, você pode mostrar mais produtos do que apenas os disponíveis na vitrine e pode aproveitar a atenção dos passantes para divulgar promoções, estimular a entrar na loja e até mesmo engajar nas redes sociais!

Cardápios digitais

Outra forma de usar a vitrine digital é em bares e restaurantes que pretendem tornar a experiência de seus clientes ainda mais interessante e proveitosa. Os cardápios antigos podem ser substituídos ou auxiliados por versões digitais.

Ao disponibilizar o cardápio na TV, o estabelecimento fortalece o desejo através do apelo imagético. É possível, por exemplo, colocar uma fumaça na imagem para parecer que o produto acabou de sair do forno. Esse apelo de um produto fresco é um método muito utilizado em franquias de fast food. A grande estratégia para seduzir quem está com desejo é dar ainda mais desejo!

Decisão no PDV

É no ponto de venda que as coisas realmente acontecem. Este dado é fruto de uma pesquisa elaborada pela Nielsen, uma das maiores agências de pesquisa do mundo. O levantamento revelou que 70% das decisões ocorrem no PDV, por isso, é importante estimular o consumidor ao máximo quando ele já se encontra dentro do Ponto de Venda.

Seu engajamento para compra é alto e o poder de persuasão se amplia, mas é preciso aprender a captar este feeling e convertê-lo em uma venda, e é isso que o marketing sensorial e a vitrine digital podem fazer pela sua empresa: provocar ainda mais o desejo de compra.

Um dos maiores benefícios da TV é exatamente esse: gerar o desejo de comprar, especialmente pela visão. Quer saber quais são os motivos para ter uma TV corporativa em seu negócio? Acompanhe mais conteúdos produzidos pela nossa equipe!

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