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TV Corporativa em escolas: importância no volta às aulas

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01/04/2021

Dentro das escolas, a comunicação é um fator de suma importância para o bom relacionamento entre pais, alunos, professores e demais funcionários. Principalmente trazendo para o contexto de um ano letivo atípico, como está sendo com a pandemia. Diante dessa realidade, a utilização de canais de comunicação digital, como a TV corporativa nas escolas, tem sido de grande ajuda.

É preciso lembrar que, diferente da comunicação interna dentro de empresas, onde o público de interesse será os funcionários, nas escolas a comunicação interna deve ser focada para diferentes públicos: os pais, os alunos e os professores e demais funcionários.

Com a grande quantidade de instituições de ensino existentes no Brasil, se destacam aquelas que conseguem cativar os alunos e firmar uma relação de parceria com os pais e com os funcionários. Isso porque, com o bom relacionamento e diálogo frequente, conseguem também diminuir a rotatividade de funcionários e a perda de alunos para outras instituições de ensino.

Uma equipe de funcionários com mais tempo de casa significa mais engajamento com a escola, com profissionais que conhecem os valores e missão. Isso otimiza as aulas, pois os professores possuem uma metodologia alinhada com os padrões da instituição de ensino, e, consequentemente, retêm alunos.

Continue lendo o post para saber mais sobre os benefícios da utilização de uma TV Corporativa na escola!

Porque utilizar uma TV corporativa no volta às aulas?

Quanto mais pessoas envolvidas no público de interesses da escola, mais difícil é para fazer uma comunicação assertiva. Esse desafio se torna ainda mais complexo se a instituição de ensino possuir mais de uma unidade ou filial. Isso porque, é preciso se certificar de que as informações sejam passadas de forma universal e transparente em ambos os locais.

No início deste ano letivo, mais do que nunca, as escolas estão precisando comunicar-se com pais e alunos. Mas, com a situação do país mudando rapidamente e novos decretos surgindo devido à pandemia do coronavírus, é importante comunicar de forma segura, evitando aglomeramentos. 

Nesse contexto, uma grande aliada é a TV corporativa, que é um canal de comunicação dinâmico e permite a divulgação de conteúdos pré-programados, com atualização em tempo real em todas as unidades. Dessa forma, é possível uniformizar a comunicação. 

Por ser personalizável, os conteúdos podem conter, por exemplo: vídeos, fotos, ilustrações, fluxogramas e gráficos, que tornam a percepção do conteúdo muito mais clara e lúdica. Isso porque a leitura e processamento de conteúdos gráficos é mais fácil.

Segundo pesquisas, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. Além disso, 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que a um texto simples.

Junto a isso, outra facilidade é o livre acesso às informações e a visualização facilitada. Isso quer dizer que as pessoas não precisam logar em alguma plataforma para acessar as informações, a TV pode ser colocada em um lugar com grande fluxo de pessoas e, diferentemente de um mural físico, alterna os conteúdos, deixando a divulgação mais dinâmica. 

5 formas de utilizar uma TV Corporativa na escola

Além de ser um veículo de comunicação dinâmico, a TV Corporativa pode ser utilizada de muitas maneiras. 

1. Comunicação de prevenção

Para haver a prevenção, é necessário informação. Uma forma de utilizar a TV Corporativa é exatamente para esse fim. Na atualidade, as redes sociais sobrecarregam as pessoas de informações, mas muitas delas não são verídicas, é o caso das fake news.

Por isso, utilizar a TV para promover campanhas de prevenção e dar dicas sobre o assunto é uma maneira assertiva de divulgar dados e informações corretas.

2. Comunicar medidas da escola

Atualmente a concorrência é grande na área da educação, por isso, além de estudar, os alunos querem se sentir parte do local. Além disso, no momento que estamos vivendo, demonstrar que a escola está preocupada com o bem estar das pessoas é uma maneira de reter alunos e profissionais.

3. Comunicar a palavra do diretor

A transparência é um dos fatores mais importantes para uma comunicação assertiva. Por isso, comunicados oficiais do diretor reforçam a ideia de que a escola está interessada e preocupada com todos, além de passar a ideia de proximidade. 

Divulgar a palavra do diretor também é importante para ter um porta voz falando sobre o posicionamento da escola.

4. Responder principais dúvidas de pais e alunos

Muitas vezes, o grande volume de informações que recebemos todos os dias acaba confundindo e gerando dúvidas. Por isso, é interessante manter um canal ativo para responder a essas dúvidas de forma que alcance a todos.

Informações úteis, como por exemplo, os horários das turmas presenciais e remotas, podem ser reforçadas com a utilização de uma TV Corporativa.

5. Impulsionar outras ações de comunicação 

A pandemia impossibilitou ações como festas e eventos internos presenciais, mas para manter um bom relacionamento entre os públicos da escola é preciso pensar em outras formas de promover a interação das pessoas.

Divulgar projetos dos alunos e premiações em campeonatos, por exemplo, os incentivará a se esforçarem mais com as notas, e além disso, tornará a TV Corporativa um meio de unir quem frequenta a escola.

Outra ideia é incentivar a interação nas redes sociais, pois isso deixa o público mais engajado e faz com que as pessoas tornem-se embaixadoras da marca. Trazendo mais visualizações para a escola. Com o Mobuss TV, é possível integrar automaticamente as informações das redes sociais da instituição. 

Agora você já sabe quais os benefícios de utilizar uma TV Corporativa no volta às aulas e de quais formas você pode utilizá-la para apoiar sua comunicação. Se quiser saber mais sobre o Mobuss TV entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração!

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