+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Otimização operacional: o que é e quais os seus benefícios?

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Otimização operacional: o que é e quais os seus benefícios?
17/12/2021

Com um mercado cada vez mais competitivo, utilizar a otimização operacional é uma prática que envolve a transformação do negócio. Desse modo, diferentes gestores estão buscando na tecnologia a saída para problemas que acabam atrasando etapas e processos.

Se você quer tornar seu negócio mais competitivo com ótimos resultados, acompanhe este artigo, nele você vai descobrir:

  • Como realizar a otimização operacional;
  • Quais os benefícios da otimização de processos operacionais. 

Aproveite cada um dos tópicos e abra espaço para a inovação no seu chão de fábrica. Ótima leitura. 

Como realizar a otimização operacional?

A otimização operacional tem como objetivo acompanhar e melhorar processos internos de uma fábrica, como por exemplo:

  • Controle financeiro;
  • Organização de estoque;
  • Comunicação entre colaboradores;
  • Vendas;
  • Atendimentos ao cliente;
  • Contratação.

Ainda que esses processos sejam diferentes, eles estão interligados e qualquer problema que aconteça pode interferir no todo. 

Diante disso, utilizar a tecnologia como aliada garante maior segurança para as etapas, oferecendo diferentes possibilidades para a empresa se destacar no mercado.

Com a otimização operacional é possível conquistar maior agilidade, flexibilidade, facilidade em mensurar desempenhos e corrigir erros. Veja a seguir como esse processo é realizado.

Investir em tecnologia

O uso de tecnologia é fundamental para a otimização operacional, e seu uso pode ser feito de diferentes maneiras. Há soluções no mercado que atendem várias demandas, desde o planejamento até o gerenciamento da produção.. 

Tendo os avanços tecnológicos como aliados, é possível proporcionar entregas dentro do prazo estipulado e maior produtividade para a equipe

Portanto, investir em tecnologia vai oferecer um diferencial competitivo para a empresa.

Mapear os processos operacionais

Mapear os processos internos da empresa é um passo fundamental para implementar a otimização operacional.

É preciso fazer um estudo para saber quais atividades são desempenhadas por cada setor, analisando os indicadores de resultados e atuando nos processos que podem ser otimizados. 

A partir disso, será possível reconhecer gargalos ou erros que estão prejudicando  a gestão ou os resultados da empresa, garantindo melhorias na cadeia produtiva.

Com esse controle e mapeamento, será possível ter  maiores informações que serão fundamentais na transformação dos processos industriais

Acompanhar a produção

Acompanhar a produção vai garantir melhor aproveitamento da otimização operacional, já que será possível agilizar a resolução de problemas.

Além disso, o monitoramento fortalece a produtividade e eficiência da empresa, e isso, aliado com um planejamento de produção efetivo, possibilita melhores resultados, com diminuição de retrabalhos e de tempo ocioso. 

kpis manufatura

Quais os benefícios da otimização de processos operacionais?

A otimização operacional pode oferecer diferentes benefícios para a empresa, seus colaboradores e clientes. Através dela, mapear, analisar  e melhorar as etapas produtivas tornam-se processos mais simples.

Para facilitar seu compreendimento sobre esses benefícios, continue no texto e descubra mais a seguir. 

Criar resiliência

A resiliência é o caráter de se adaptar às mudanças que ocorrem. Nesse sentido, a otimização operacional vai facilitar as tomadas de decisão e adaptação

A partir do momento que os clientes ou colaboradores trazem sugestões e feedbacks para melhorias, ter sistemas otimizados garante respostas mais rápidas.

Desse modo, a tomada de decisão se torna mais fácil, já que será possível reconhecer o erro e transformá-lo em melhorias.  

Com isso, será mais simples adaptar-se às necessidades e demandas do mercado, já que é possível reconhecer o erro e corrigi-lo rapidamente. 

Reduzir riscos

Os riscos que podem ser reduzidos através da otimização operacional variam. Desde a segurança da equipe até a melhoria na qualidade dos produtos e redução de extravios.

Quando analisamos a falha humana nos processos, algo que é cotidiano nas empresas, temos dois pontos como resultado: 

  • Desperdício de insumos;
  • Acidentes de trabalho. 

A otimização operacional vai atuar para que erros sejam reduzidos, através do apoio de soluções tecnológicas específicas para cada demanda dentro da empresa. 

Por exemplo, se a comunicação entre os setores está resultado em desacordos ou erros, a utilização de um sistema de planejamento, que simule e oriente a produção, de forma que os processos sigam de forma padronizada, vai reduzir significativamente isso.

Caso ocorra algum problema em suas operações, as chances de corrigir são maiores, já que os sistemas apresentam informações detalhadas e direcionadas, levando em conta até mesmo o histórico das produções anteriores.

Reduzir custos

Reduzir custos é algo importante para quem quer continuar crescendo no mundo dos negócios e isso é um dos fatores que tem atraído as empresas a investirem na otimização de processos.

Como muitas vezes os gargalos podem influenciar diretamente no caixa das empresas, ter processos robustos e sistemas otimizados pode ser a chave do sucesso. 

Através deles, você pode reduzir os desperdícios durante a produção. Ou seja, a otimização operacional vai oferecer maior assertividade nos processos, reduzindo custos e entregando os resultados estipulados.

Portanto, podemos dizer que a tecnologia é uma aliada fundamental na hora de otimizar os processos industriais, ainda que sua aplicação possa parecer desafiadora, o retorno do investimento vale a pena e é necessário para acompanhar as transformações do mercado. 

Quer aproveitar para continuar se atualizando sobre tecnologia e inovação na indústria? Então, baixe agora mesmo o E-Book “Indústria sustentável: Qual o impacto da tecnologia nas fábricas?”