+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Mitigação dos riscos em TI: entenda a importância!

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Mitigação dos riscos em TI: entenda a importância!
mitigação dos riscos
03/08/2017

A integração de soluções de TI ao ambiente corporativo mudou a forma como problemas nessa área são encarados pela empresa. Sempre que algo de errado ocorre, seja uma falha em software ou na prestação de serviços, os gestores passam a enfrentar um risco maior de ter uma grande queda em sua produtividade, afetando todo o funcionamento da empresa.

Diante disso, é crucial que a companhia esteja preparada para identificar e eliminar tudo o que possa causar um impacto negativo na rotina operacional a médio e longo prazo, seja problemas com fornecedores, brechas de segurança, mal funcionamento de sistemas ou falhas em procedimentos internos. Para desempenhar esse papel, contamos com a política de mitigação dos riscos.

A mitigação de riscos dá ao setor de TI a capacidade de atuar de maneira estratégica, reduzindo o impacto de problemas e diminuindo o tempo de resposta em tais situações. Quer entender como essa estratégia funciona na prática? É sobre isso que falaremos a seguir:

O que é uma política de mitigação de riscos?

A política de mitigação dos riscos é voltada para identificar, eliminar e reduzir o impacto que uma falha pode causar na rotina do setor de TI ou do negócio. Ela atua auxiliando o gestor de TI a enfrentar uma série de problemas, como vazamentos de dados e queda de servidores.

A mitigação de riscos é uma política abrangente, capaz de identificar riscos operacionais, de segurança da informação e relacionados ao relacionamento com parceiros comerciais. Por meio dela, a companhia consegue avaliar a melhor forma de reduzir o prejuízo de tais ocorrências, sendo capaz de agir rapidamente em situações de crise.

Como criar uma estratégia para reduzir os riscos em TI?

A política de mitigação de riscos em TI deve ser planejada de forma estratégica, com o gestor avaliando todos os processos e a infraestrutura em busca de falhas e possíveis problemas.

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os equipamentos e sistemas da empresa, o seu uso e configuração atual. Isso permite que os técnicos façam um direcionamento preciso das suas atividades.

É necessário executar uma análise estratégica de todos os serviços, verificando quais são os possíveis erros que ocorreriam a médio e longo prazo. Falhas de hardware, invasões de malware, vazamentos de dados, queda de servidores ou mesmo a indisponibilidade de sinal de internet são alguns exemplos.

A partir da identificação dos riscos, a companhia precisa adotar um plano estratégico, avaliando as medidas preventivas e reativas que podem ser tomadas. Nessa etapa, uma empresa especializada pode tornar-se uma parceira estratégica, alinhando processos e otimizando a criação da política de mitigação de riscos.

Por meio de uma abordagem que foque na prevenção de problemas, o setor de TI consegue reduzir ao máximo as chances de algo acontecer. E documentando os processos de mitigação e treinando os profissionais de TI, o negócio torna-se capaz de reduzir o impacto das falhas.

Qual a importância da mitigação dos riscos operacionais do negócio?

Problemas na cadeia operacional de uma empresa são um grande desafio para gestores que buscam uma rotina mais eficiente e com custos reduzidos. Isso é um fator a ser considerado especialmente em momentos de crise, quando todo desperdício de recursos possui um grande impacto para a empresa.

A mitigação dos riscos em TI possui, nesse contexto, um papel estratégico: ela consegue auxiliar gestores a identificarem problemas antecipadamente, preparando o time de TI para reduzir o impacto causado por falhas e atingir a excelência operacional.

Isso será um fator fundamental para empresa. Falhas ou problemas de vazamento de dados podem danificar a credibilidade do negócio. E sem conseguir garantir a consumidores que a empresa terá como lidar com os dados internos e atender as demandas do mercado, e consequentemente diminuirá a sua competitividade no mercado.

Gerenciando riscos a empresa pode focar nos seus processos críticos, como o atendimento de demandas de clientes. Metas e objetivos serão atingidos com maior facilidade, uma vez que o negócio atrairá mais oportunidades de negócio.

Gostou de saber mais sobre a política de mitigação de riscos? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos gestores que precisam conhecer essa estratégia!