+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

5 benefícios da hiperautomação na indústria

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > 5 benefícios da hiperautomação na indústria
hiperautomação
15/04/2022

Após a pandemia, as necessidades por processos fabris robustos cresceram. As técnicas precisam ser cada vez mais ágeis, com armazenamento na nuvem e capazes de aumentar a produtividade. E é aí que entra a hiperautomação industrial.

Esse conceito nada mais é que uma super automação, que permite às organizações responderem rapidamente às mudanças do mercado e também às demandas de seus clientes. 

Esse meio utiliza diferentes tecnologias para o desenvolvimento de aplicativos e automação robótica durante o processo produtivo. Como resultado, gera otimizações nas operações da empresa.

Prossiga com a leitura para entender sobre a hiperautomação e os seus benefícios para as manufaturas. Confira!

O que é hiperautomação industrial?

A hiperautomação combina e integra diferentes dispositivos como Robotic Process Automation, Inteligência Artificial e Intelligente Business Management. 

Surgiu da ideia de que ferramentas isoladas não seriam capazes de substituir capacidades exclusivas dos seres humanos. Sendo assim, ela é a combinação de diferentes recursos tecnológicos, que podem apoiar os colaboradores para além das tarefas operacionais.

Talvez essa inovação possa assustar em um primeiro momento, mas o processo não descarta a mão de obra padrão e sim a otimiza, deixando os projetos operacionais mais ágeis. 

Segundo o Gartner, empresa de consultoria que é referência em aconselhamento para organizações, é notado que o mercado mundial de softwares está crescendo cada vez mais e essa é uma das principais tendências tecnológicas do ano.

Isso se deve ao fato de que as companhias promovem um crescimento acelerado de seus negócios. Assim como se tornam capazes de identificar e automatizar rapidamente o maior número possível de recursos. 

É importante lembrar que os seres humanos possuem características que as máquinas não podem substituir, como a escuta ativa, percepção social e sentimentos para a resolução de problemas complexos. Além de a habilidade de se relacionar com outras pessoas, por isso, as máquinas surgem apenas para facilitar a mão de obra.

Hiperautomação e gêmeos digitais: qual a relação? 

Os gêmeos digitais reproduzem a realidade no meio digital, seja ela um produto, uma estrutura ou um procedimento. Eles imitam os comportamentos da vida real e os interpretam no ambiente online.

Dessa forma, é possível fazer testes com precisão para compreender qual ação trará o melhor resultado. Quando simulações não são feitas, a assertividade é muito menor. Resultando em retrabalhos e desperdício de matéria-prima.

A relação entre hiperautomação e gêmeos digitais se forma devido a junção massificar a digitalização de uma empresa ao automatizar tudo o que é feito nela, desde as tarefas mais simples até a tomada de decisão baseada em dados. 

Sendo assim, na realidade da hiperautomação, com a existência de soluções específicas para isso, um gêmeo digital pode ser criado. Possibilitando a criação de testes e simulações no contexto digital com o objetivo de obter projeções da realidade.

Vale ressaltar, que também é viável obter inteligência em tempo real sobre os métodos internos da instituição, para assim definir quais serão seus próximos passos e identificar quais as suas necessidades.

5 benefícios da hiperautomação industrial

A seguir, confira quais são os principais benefícios da hiperautomação industrial: 

Integração de tecnologias  

Esse conceito permite que seja feita a integração de diferentes tecnologias como a  Inteligência Artificial, a Robotic Process Automation (que visa automatizar processos corporativos),  e o Intelligent Business Management (com tecnologias que tornam as decisões mais inteligentes e baseadas em dados). 

Todos esses processos integrados no cotidiano de uma organização do setor industrial tem o objetivo de executar os processos produtivos de maneira mais rápida, eficiente e assertiva.

Aumento da Produtividade 

Com o uso da hiperautomação, os colaboradores de uma fábrica trabalham em um ambiente mais inteligente, focando em atividades estratégicas. Desse modo, a capacidade da força de trabalho é intensificada e há um aumento da produtividade e da competitividade.

Transformação digital 

A transformação digital é uma realidade dos dias atuais e com a hiperautomação a fábrica consegue se adaptar mais facilmente a essa realidade de mercado. Desse modo, as companhias passam a alinhar os seus processos de negócio juntamente com o investimento em novas tecnologias.

Redução de custos operacionais 

As empresas que implementam a hiperautomação industrial trabalham baseadas em dados sólidos. Com isso, reduzem desperdícios e conseguem realocar recursos para onde existe mais urgência

Tomada de decisão mais eficaz 

Com dados mais precisos fornecidos pela tecnologia, é possível extrair informações empresariais e as decisões são feitas com mais assertividade e eficácia.

Existem toneladas de informações que podem ser extraídas durante o processo produtivo, por isso, tecnologias que interpretam esses dados são fundamentais. O Machine Learning, por exemplo, é a capacidade das máquinas de analisar informações sem a interferência humana.

Como a hiperautomação é aplicada? 

Utilizar um software de gerenciamento para chão de fábrica é o primeiro passo para ter uma gestão industrial automatizada. 

Através de soluções tecnológicas voltadas para a indústria 4.0, é possível melhorar de maneira significativa a performance da sua instituição.

Por exemplo, soluções MES é uma das soluções para gestão do chão de fábrica.. O sistema, que é um MES (Manufacturing Execution Systems) permite uma experiência produtiva completa, atuando no gerenciamento e simulação da produção, pois possibilitam:

  • Melhor visibilidade dos processos;
  • Qualidade e rastreabilidade da produção;
  • Consolidação das diferentes culturas de manufatura;
  • Implementação das melhores práticas em todos as plantas fabris.

Entre as suas vantagens, podemos destacar:

  • Expertise de mercado; 
  • Governança aprimorada; 
  • Rastreabilidade; 
  • Planejamento; 
  • Velocidade; 
  • Melhoria contínua.

Talvez esse processo pareça ainda um conceito muito distante para algumas empresas. Contudo, ela já está fazendo parte da nossa realidade e com certeza estará em nosso futuro. 

Com o mercado cada vez mais competitivo, implementar a otimização operacional da indústria envolve a transformação do negócio. Contudo, as diferentes tecnologias voltadas para chão de fábrica estão se tornando a solução para os problemas que atrasam a produção.

Gostou de conhecer mais sobre a hiperautomação industrial? Então aproveite para conferir agora o nosso conteúdo gratuito: Tudo que você precisa saber sobre sistemas MES

cta MES