+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Entenda quais são as principais características de um gestor de TI eficiente

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Entenda quais são as principais características de um gestor de TI eficiente
22/07/2016

Um dos processos e serviços mais importantes para uma empresa, atualmente, é a tecnologia da informação, conhecida popularmente como TI. Essa ciência possui como principal responsabilidade a otimização de processos com o uso da tecnologia e é indispensável para a eficácia operacional de todas as empresas, sendo um ativo de aumento significativo de lucro.

Entretanto, aplicar a TI de maneira correta e eficaz não é tarefa simples e cabe ao gestor de TI a responsabilidade de fazer com que a equipe de profissionais renda o esperado, para realmente aumentar a produtividade e otimizar serviços e processos. Em outras palavras, o gestor de TI possui fundamental importância para que a sua equipe seja de qualidade e que os serviços desenvolvidos sejam indispensáveis para a empresa.

Se você trabalha na área ou é um gestor de TI, esse texto foi feito especialmente para você! Descubra quais características são indispensáveis para aumentar a produtividade da equipe e a qualidade do trabalho realizado pelos envolvidos nos seus projetos. Continue a leitura!

Atue como um verdadeiro líder

Na grande maioria das vezes, os gestores possuem boas intenções e propostas para otimizar todo o processo, mas não possuem a confiança e nem o controle de sua equipe. Nesse sentido, é importante entender que uma liderança de qualidade é construída sobre pilares como confiança, parceria e ajuda mútua, a fim de criar uma conscientização de trabalho em equipe de forma comprometida.

Da mesma maneira, a cobrança e o cumprimento de prazos devem ser mantidos com rigorosidade, atentando para a produtividade do time de profissionais. Assim, agir apenas como um chefe de forma autoritária e inflexível não funciona.

Em vez disso, experimente ser prestativo e presente no dia a dia, demonstrando empatia e firmando-se como alguém que inspira respeito e admiração nos profissionais de TI de sua equipe.

Bônus: Guia completo para implantar um Service Desk na sua empresa

Tenha boa organização e gerenciamento

Uma das características indispensáveis para o gestor de TI é a capacidade de organização e de gerenciamento de sistemas, afinal, a tecnologia da informação é aplicada em grande parte diretamente aos sistemas.

Cabe ao líder da equipe, portanto, ter uma visão ampla de todos os sistemas que a equipe comanda, a fim de monitorar o trabalho desenvolvido e enxergar falhas e pontos que podem ser melhorados.

Saiba integrar as ações adotadas

Mais do que gerenciar a equipe de TI, o gestor deve saber aplicar novas diretrizes de serviço e integrá-las ao que já é realizado. Afinal, novas técnicas e maneiras de otimizar o trabalho desenvolvido não servem de nada se elas não forem adaptadas para trabalhar em conjunto com as tecnologias já utilizadas.

Sendo assim, o gestor de TI deve sempre estar atualizado e em constante aperfeiçoamento para conseguir identificar a melhor maneira possível de integração de ações e melhorias no sistema de TI.

Tenha um bom relacionamento com a direção da empresa

Logicamente, um gestor de TI que não possui um bom relacionamento com todos os diretores da empresa terá dificuldades na realização de seu trabalho. Rixas e desentendimentos podem levar ao corte de verbas e à grande pressão por resultados, além de outros pequenos detalhes que tornam a realização do trabalho da equipe de TI como um todo mais dificultosa.

Crie a rotina de promover reuniões

Da mesma maneira que muitas reuniões não são benéficas e culminam em tempo perdido, abrir mão totalmente dessa forma de interação com a equipe pode gerar resultados muito negativos. Portanto, realize ao menos uma reunião semanal caso haja muito a ser monitorado em sua empresa, ou quinzenal quando a demanda de trabalho não é tão grande assim.

Essa é uma maneira de mostrar para a equipe o comprometimento do gestor e a seriedade em busca de resultados, e ainda dará a você um panorama de como está o serviço desempenhado, antecipando o surgimento de problemas.

Saiba analisar os talentos

Quanto maior a capacidade dos profissionais que compõem uma equipe de TI, maior será a qualidade do serviço prestado e os resultados atingidos. É indispensável que o gestor de TI conheça bem a sua equipe a ponto de saber as habilidades de cada um, delegando tarefas em que eles tenham maiores chances de sucesso.

Da mesma maneira, identificar profissionais talentosos e comprometidos e lutar pela permanência deles na empresa é uma ação que ajuda a compor uma equipe de alto nível sob sua direção.

Tenha noções de negociação

Para a TI ser bem desenvolvida, uma série de softwares e equipamentos devem ser adquiridos pela empresa. Entretanto, os valores desses equipamentos são altos, o que pode impossibilitar a organização de conseguir realizar a compra.

Nesse sentido, o gestor de TI deve ter astúcia de negociação para conseguir chegar em um acordo com a empresa vendedora, a fim de baratear os custos. Da mesma forma, deve possuir grande conhecimento na área para identificar equipamentos e softwares que possam ser substituídos por outras opções mais viáveis.

Saiba avaliar resultados

Uma das características imprescindíveis para gestores de sucesso é a capacidade de avaliar os resultados. Para isso, é necessário que haja organização na mensuração de dados e no emprego de métricas corretas, para compor um cenário realista e atual do que acontece na empresa.

Então, o gestor de TI deve ter a perspicácia de analisar o que está certo e errado, e ainda ser capaz de propor novas estratégicas de sucesso e correção de falhas em curto prazo. Um bom gestor sabe, acima de tudo, lidar com as adversidades que a rotina corporativa traz para a vida de todos os envolvidos. Liderar equipes, numerosas ou não, requer sensibilidade aliada às técnicas que se adquire por meio da experiência prática.

Com o gestor de TI, isso é ainda mais específico, porque além de lidar com os fatores emocionais que cada pessoa que está inserida no processo traz consigo, ele ainda tem que dominar toda a parte técnica e específica dos softwares e das máquinas utilizadas para o desenvolvimento dos projetos da empresa.

E você? Tem alguma experiência em gestão de equipes de TI que gostaria de compartilhar conosco? Participe deixando seu comentário!