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O que é Employee Value Proposition?

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Employee Value Proposition
08/10/2021

Quais diferenciais a sua empresa oferece para os colaboradores? Nos dias de hoje, o salário é apenas um dos muitos fatores pelos quais os profissionais optam por iniciar em uma empresa, é aí que entra em cena o termo Employee Value Proposition (EVP).

Segundo dados da empresa Great Place to Work (GPTW), entre os principais fatores decisivos para um profissional escolher uma empresa, estão as oportunidades de desenvolvimento e bolsas de estudo.

Com o crescimento da utilização de dispositivos móveis para acessar a internet, a disputa por novos talentos tornou-se muito mais desafiadora. Uma vez que, os candidatos não necessitam mais ir até uma agência de empregos e podem buscar oportunidades diretamente pelas redes sociais.

As empresas também têm percebido essa mudança, por isso torna-se cada vez mais comum a inversão de papéis de candidato e recrutador, onde a empresa entra em contato oferecendo as oportunidades em aberto. 

Para sair na frente, é fundamental que a empresa tenha seu propósito de valor claro e saiba defender sua marca. Continue lendo para saber mais!

O que é Employee Value Proposition?

O termo Employee Value Proposition (EVP), pode ser traduzido como proposta de valor do funcionário. Consiste em um conjunto de ofertas e benefícios que a empresa define para diferenciar-se no mercado e reter os melhores talentos.

Essa proposta de valor precisa ser estruturada de forma que trabalhe alinhada com as estratégias de employer branding e reforço de marca da sua empresa.

Estabelecer uma proposta de valor do funcionário, não só contribui para a retenção dos melhores talentos, como também auxilia na redução do turnover, promove equipes mais engajadas e trabalha o fortalecimento da marca.

Segundo a GPTW, a oportunidade de crescimento sai na frente quando se fala sobre os motivos pelos quais um colaborador permanece na empresa. 46% dos entrevistados definiram isso como principal fator, seguido de qualidade de vida (22%), alinhamento de valores (14%) e remuneração e benefícios (14%). 

Quais os fatores do Employee Value Proposition?

Para criar o EVP, é preciso estabelecer critérios que agreguem valor para os colaboradores, como benefícios e políticas internas de desenvolvimento. Veja quais são os fatores fundamentais para se conhecer e estruturar antes de criar uma proposta de valor:

1. Compensação

Neste fator entram os salários e premiações. Para manter-se atualizado, é preciso fazer uma análise constante do piso salarial e dos valores ofertados no mercado.

Além disso, oferecer premiações por metas cumpridas é uma ótima oportunidade de incentivar o espírito de equipe e impulsionar a produtividade.

2. Benefícios

Aqui podem-se listar os benefícios ofertados pela empresa, como folgas, plano de saúde, flexibilidade de horário, programas de educação, vale alimentação, etc.

3. Carreira

No fator carreira entram as oportunidades de crescimento dentro da empresa. O costume de permanecer a vida toda trabalhando na mesma empresa e cargo está deixando de existir. 

Ao invés disso, os colaboradores de hoje almejam crescer profissionalmente e ter novos desafios, e quando a empresa não propicia isso, acabam partindo para novas oportunidades.

Por isso é fundamental dar chances para o funcionário progredir, além de transmitir estabilidade e dar feedbacks construtivos, que possibilitem que o profissional perceba suas soft e hard skills.

4. Ambiente de trabalho

Neste fator, é preciso refletir sobre o ambiente da empresa. Ele estimula o bem estar e interação entre equipes? Oferece oportunidade para as pessoas interagirem e criarem espírito de equipe?

Para melhorar o ambiente de trabalho é preciso oferecer autonomia e reconhecer o trabalho dos colaboradores. Além disso, deixar claro o papel de cada um para não centralizar as atividades em uma só pessoa é fundamental. 

Dessa forma, os profissionais irão trabalhar mais engajados e satisfeitos.

5. Cultura

Neste fator, a empresa precisa estabelecer sua cultura organizacional e objetivos. Assim, saberá rapidamente que atitudes tomar em determinadas situações e quais os seus valores, missão e visão.

Uma estrutura de negócios precisa contar com apoio de gestores e líderes que trabalhem em conjunto. Promovendo suporte aos colaboradores e incentivando o espírito de equipe.

Como criar o Employee Value Proposition?

Tendo os 5 fatores do EVP bem estabelecidos, está na hora de desenvolver a proposta de valor do funcionário. Para seguir, entenda quais diferenciais sua empresa possui para chamar atenção dos possíveis colaboradores. 

Pode-se fazer algumas perguntas como:

  • O que mantém os colaboradores atuais engajados com a empresa? 
  • O que estão falando da empresa?
  • O que a empresa espera dos profissionais?
  • Quais são meus candidatos ideais?

Mas não é possível responder essas perguntas sem ter dados, por isso, utilize de algumas estratégias como entrevistas e pesquisas de satisfação com os colaboradores e ex- colaboradores. 

Outra forma de obter esses insights é fazendo entrevistas de desligamento com quem está saindo da empresa. E claro, sempre que possível é importante conhecer o ponto de vista dos talentos que recusaram uma proposta da sua empresa.

Monitorar comentários e avaliações nas redes sociais também é fundamental nesse contexto, pois você precisa saber o que as pessoas estão falando sobre a empresa. Tendo uma boa quantidade de respostas, você já pode estruturar seu EVP. 

Definição dos canais de comunicação

Tendo todas as respostas, está na hora de pensar como você irá promover as ações de retenção de talentos. É preciso comunicar de modo claro o que a empresa tem a oferecer, e a tecnologia é uma ótima aliada nisso.

Utilizar uma TV Corporativa é um modo fácil e dinâmico de estabelecer uma comunicação com os seus colaboradores e até mesmo com os candidatos. Pois você pode colocá-la na recepção, onde os profissionais aguardam para entrar na entrevista e divulgar ações internas, depoimentos dos colaboradores e benefícios da empresa.

Dessa forma, você já está incentivando no possível colaborador o desejo de fazer parte da empresa. Para saber mais sobre a nossa solução de TV Corporativa, o Mobuss TV, solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas.

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV.

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