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Como a comunicação externa influencia os resultados da empresa

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Como a comunicação externa influencia os resultados da empresa
03/06/2021

 

SUMÁRIO


Introdução


O que é comunicação interna?


Como a comunicação externa impacta no negócio?


Não esqueça do público interno


Faça a mensuração de resultados


Como impulsionar a comunicação?


Com o crescimento das redes sociais, se torna mais desafiante fazer a gestão de marca. Isso porque qualquer usuário torna-se um possível crítico, ou seja, em segundos pode expor uma opinião negativa sobre seu negócio. Por isso, toda empresa precisa, de alguma maneira, monitorar essas redes e manter um canal de diálogo aberto com o público externo. Essa ponte pode ser construída através da comunicação externa.

Em termos comparativos, a comunicação externa é diferente da interna porque seu alvo é outro. No entanto, ambas têm uma semelhança: necessitam da participação e do engajamento dos colaboradores.

Entender isso é fundamental para podermos chegar à conclusão de que, no fim das contas, estamos falando de uma comunicação integrada, que pode afetar os resultados do negócio como um todo.

O que é comunicação externa?

A comunicação externa é uma forma de gestão de marca, é o modo como a corporação se posiciona perante a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores e a sociedade em geral, incluindo seus concorrentes.

O intuito é manter um bom relacionamento com os seus públicos de interesse, para assim reforçar o nome, melhorar a reputação e torná-la marca referência, para que os consumidores lembrem da sua empresa inconscientemente ao buscarem determinado produto ou serviço que ela atende.

Como a comunicação externa impacta no negócio?

A maneira de se comunicar acaba — mesmo que inconscientemente — influenciando a vantagem competitiva da empresa. Isso inclui seu posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e até mesmo o fechamento de parcerias.

Em outras palavras, os resultados da empresa são influenciados pela melhora do conceito geral do negócio perante os consumidores. A confiança aumenta e a mensagem passa a fazer parte do cotidiano dos clientes, de forma direta ou indireta.

Segundo uma pesquisa, 62% das empresas já pretendiam aumentar os investimentos com a gestão de marca no ano de 2019. Já no primeiro trimestre de 2020, os investimentos com publicidade aumentaram 27,6% em comparação com o trimestre anterior. 

Diante disso, entende-se que a atenção para comunicação externa tem crescido nos últimos anos, pois cada vez mais as empresas percebem que esses investimentos resultam em crescimento na competitividade e no faturamento.

A eficiência dessa estratégia passa ainda pelo trabalho conjunto das equipes e pela aplicação da política de comunicação. É fundamental, também, o uso de múltiplas plataformas para a transmissão de comunicados aos diferentes públicos.

Portanto, para que a comunicação externa seja positiva, é preciso definir o seus públicos de interesse e fazer um planejamento que considere principalmente dois pontos: seu público-alvo e o uso de recursos tecnológicos.

Vamos analisar com mais detalhes esses dois aspectos a seguir:

O público

A audiência, independentemente de qual seja, é sempre muito exigente. O que ela quer é um conteúdo informativo e de qualidade. De modo geral, inclusive, as mensagens devem ser breves e ir direto ao ponto, porque ninguém tem tempo a perder.

Nesse sentido, destacamos a importância de realizar estudos sobre o perfil desse público-alvo, seus comportamentos e seus hábitos. Assim, é possível determinar, entre outras coisas, a linguagem a ser utilizada, o tom de voz, a abordagem e os conteúdos a serem veiculados.

Os recursos tecnológicos

São os canais e as ferramentas que facilitarão todo o processo. Nesse caso, não se deve olhar apenas para a qualidade da mensagem, o formato e o tom de voz, mas estudar a identificação da audiência com os meios de divulgação escolhidos. Alguns públicos podem ser atingidos mais facilmente através de e-mails, mas outros podem preferir vitrines digitais, por exemplo.

Primeiramente é preciso entender se o seus públicos estão alinhados com a forma de comunicação que você definiu, para então começar a transmitir os conteúdos. 

Após definir os canais de comunicação, você pode divulgar praticamente tudo o que quiser. Mas, claro, desde que os conteúdos agreguem valor para seus clientes, fornecedores e parceiros em geral.

Aqui, podemos considerar como conteúdo notas de imprensa, comunicados, publicidade, ações internas, entre outros.

Não esqueça do público interno

Não adianta a empresa apenas focar em estratégias e investimentos com comunicação externa, se o relacionamento com o público interno, ou seja, os colaboradores, não está bom.

Isso porque os colaboradores são o primeiro público da empresa. Portanto, se estiverem infelizes com o relacionamento e a comunicação dentro do ambiente corporativo, podem ser propulsores de comentários negativos sobre a marca.

Da mesma forma, se estiverem satisfeitos com o relacionamento e se a comunicação interna for transparente e efetiva, os colaboradores se tornarão embaixadores da marca, influenciando a reputação da empresa positivamente fora do ambiente corporativo, seja por meio das redes sociais ou conversas cotidianas.

Faça a mensuração de resultados

Se você está certo da qualidade de suas mensagens e da eficácia das ferramentas utilizadas na comunicação externa, o caminho natural é que os resultados de seu negócio melhorem gradativamente.

No entanto, somente a prática dirá, realmente, se suas estratégias têm sido efetivas. O ROI de comunicação, por exemplo, é uma boa métrica para avaliar o desempenho da comunicação externa de sua empresa.

Agora, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver comprometimento e união de vários esforços. Sem esquecer que olhar para o público interno da empresa exerce grande influência sobre a reputação da marca. 

Como impulsionar a comunicação?

Uma ótima forma de impulsionar a comunicação – tanto interna quanto externa – é utilizando TVs Corporativas como murais digitais. 

Essas ferramentas automatizam a distribuição de comunicados e notícias, tornam a comunicação mais dinâmica e chamativa e podem ser colocadas em diversos locais, de acordo com o propósito delimitado:

  • No ambiente corporativo: para que os colaboradores tenham acesso aos comunicados e ações internas; 
  • Em ambiente externo: podem ser colocadas em um local com maior circulação de pessoas, para reforçar a marca e transmitir promoções, eventos, etc.

Assinado por: Aloisio Arbegaus – Diretor do Mobuss TV

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