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Os desafios da comunicação e gestão de pessoas em tempos de crise

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comunicação e gestão de pessoas
15/09/2020

A crise causada pelo novo coronavírus foi muito além da área de saúde. Para as empresas, novos formatos de atuação foram impostos diante das medidas de segurança e distanciamento social. E neste cenário,  comunicação e gestão de pessoas também passam por grandes mudanças.

Neste post vamos falar sobre os desafios da comunicação e como a gestão de pessoas pode ser impactada positivamente neste momento. Afinal, com ações assertivas a sua empresa pode engajar a equipe e crescer em produtividade mesmo diante deste cenário. Veja aqui como ampliar as ações de endomarketing com boas práticas e tecnologia.

O cenário da comunicação e gestão de pessoas diante da Covid-19

Uma das grandes preocupações trazidas pela pandemia é a garantia da segurança dos profissionais. Afinal, uma empresa só pode atuar e seguir com suas entregas se suas equipes estiverem seguras e aptas para executarem suas funções.

Por isso, diante da crise, comunicação e gestão de pessoas precisaram alinhar seus horizontes. Mais do que comunicar com transparência, as empresas devem criar estratégias de alinhamento e segurança. Neste aspecto, boa parte dos negócios tem se saído bem diante do desafio.

Uma pesquisa da Great Place To Work (GPTW) com mais de 72 mil profissionais no primeiro semestre de 2020 mostrou altos índices de assertividade:

Para 89% dos funcionários, o cuidado com as pessoas e o estímulo aos negócios foram favoráveis no período. Diante da afirmação “minha organização tomou todas as medidas necessárias para proteger a mim, meus colegas e nossas famílias dos efeitos do coronavírus”, 97% responderam afirmativamente.

A postura dos gestores também ganhou destaque positivo no levantamento. Para 94% dos profissionais, eles se mostraram abertos e disponíveis para ouvir preocupações e dúvidas em relação ao momento atual.

Outra questão essencial na comunicação e gestão de pessoas é a informação transparente sobre os efeitos da pandemia nas empresas. Ainda de acordo com o estudo da GPTW, 97% das pessoas ouvidas disseram que a liderança os mantém informados sobre essa questão e as ações da empresa superar esse momento.

Os desafios da comunicação e da gestão de pessoas

Em processo de transformação, a comunicação corporativa também exige um novo posicionamento das lideranças. A mudança de mindset, segundo pesquisa da GPTW, é o principal foco quando se fala em melhorias da área.

A digitalização é uma das grandes preocupações para mais assertividade e engajamento. Segundo 34% dos profissionais de RH ouvidos nesta pesquisa, criar uma mentalidade digital na liderança foi o maior desafio do último ano. E em 2020, 41% apontam a transformação digital como foco do trabalho.

Portanto, entre os desafios da gestão neste momento podemos citar a comunicação ágil e transparente. A tecnologia tem valor crucial neste sentido. Mais do que isso, é uma aliada para a disseminação de boas práticas de cuidado e segurança.

Um bom trabalho de endomarketing é fundamental, e a TV Corporativa é uma ferramenta de peso de grande auxílio para esta finalidade. Por exemplo: uma programação multimídia, com vídeos e gráficos, pode tornar a disseminação de boas práticas mais efetivas. Higienização, uso de máscara, informações sobre os cuidados diários da empresa para a segurança das equipes precisam estar na pauta.

O bem-estar, mais do que ser fundamental para a produtividade do profissional, é um foco essencial para ter  uma cultura organizacional consolidada. Investir em comunicação interna e uma boa estratégia de endomarketing fortalece a equipe, engaja o time, garante transparência aos relacionamentos e motiva as pessoas, que consequentemente produzem mais.

Além disso, soluções de Mural Digital são mais ágeis e eficientes para integrar a comunicação. Diferentes pontos transmitem os mesmos dados, que são atualizados de forma rápida. 

Empresas como a Cia Hering por exemplo, já contam com esse tipo de tecnologia. Confira o case da empresa aqui. Para ler mais conteúdos sobre comunicação interna, fique de olho nos posts do nosso blog.

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