+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

BI industrial e manufatura 4.0: qual a relação?

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > BI industrial e manufatura 4.0: qual a relação?
BI industrial
04/11/2022

A utilização de recursos tecnológicos tornou-se vital para muitos segmentos, e na indústria, setor que vive em constante transformação junto com o mercado, isso não seria diferente. É nesse contexto que entram em cena discussões acerca do Business Intelligence, ou BI industrial.

Isso porque a manufatura se encontra na era 4.0, que antes de tudo, é orientada por dados inteligentes. Além disso, o cenário atual engloba diversas tecnologias no cotidiano, como Machine Learning e Inteligência Artificial.

Quer entender qual a relação entre Business Intelligence e indústria 4.0? Continue acompanhando o conteúdo!

O que é BI Industrial?

BI é a abreviação do termo Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português. Trata-se de um processo de coleta, organização e análise de dados. Essa tecnologia transforma informações desconexas em indicadores inteligentes.

A partir de ferramentas de BI no chão de fábrica, vários registros gerados pelo maquinário podem ser utilizados para melhorias nos processos operacionais. Além disso, também é possível obter visualização em tempo real do que está acontecendo na cadeia de produção.

Entre os diversos benefícios do Business Intelligence na indústria, podemos destacar:

  • Melhor tomada de decisão;
  • Manutenções programadas;
  • Paradas estratégicas e em menor recorrência;
  • Maior previsão de demanda. 

Aplicações do BI industrial 

O uso de dados oferece um leque de novas oportunidades para um chão de fábrica. Veja alguns exemplos de como o BI industrial pode ser aplicado

Análise de dados mais organizada

Com o Business Intelligence, a gestão dos dados acontece de forma organizada e padronizada. Assim, a análise dessas informações permite aos gestores maior visibilidade dos processos e conhecimento do negócio.

Isso colabora para a redução de riscos, retrabalhos e para a tomada de decisões da empresa. Dessa forma, ao invés de trabalhar com base em suposições, os gestores se apoiam em indicadores consolidados para agir de forma assertiva.

Otimização dos Processos Internos

O uso de BI industrial oferece informações integradas sobre vários setores e pontos de melhoria, oportunizando insights em fatores como: design, engenharia, logística, satisfação do cliente, análise de qualidade, etc.

Utilizando-a para o gerenciamento do estoque, por exemplo, é mais fácil garantir que não ocorram faltas de insumos utilizados na produção, e que não haja desperdício por compras excessivas.

Melhoria na Gestão Financeira

Ao utilizar os dados na análise de  lucros e prejuízos, fica mais fácil tomar decisões quanto ao custo-benefício de algumas aplicações que estão sendo feitas no processo atual. Isso oportuniza maior rentabilidade para a indústria.

Além disso, é possível extrair informações de diferentes áreas e sistemas (por exemplo, finanças, operações e vendas), tornando os processos mais integrados e com menos desperdícios com materiais e gastos desnecessários.

Digitalização como prioridade

Segundo uma pesquisa da Mckinsey, dois terços das empresas industriais em todo o mundo dizem que a digitalização da cadeia de valor da produção é uma de suas maiores prioridades.

Essa mesma pesquisa ainda identificou que as empresas estão buscando aplicar a digitalização para otimizar três demandas:

  • Conectividade: Ou seja, disponibilizar um fluxo de informações relevantes e em tempo real para os tomadores de decisão;
  • Inteligência: Aplicar análises avançadas e inteligência artificial para gerar insights e otimizações na cadeia produtiva;
  • Automação: Aproveitar a robótica para melhorar a produtividade, qualidade e segurança dos processos operacionais.

É inegável que cada vez mais processos estão sendo movidos por dados, e essas informações são processadas numa velocidade exorbitante, por isso, o uso de tecnologias para auxiliar nessa demanda é fundamental.

Contar com um software como o MES, por exemplo, que faz o gerenciamento de toda a cadeia produtiva, é uma forma de garantir competitividade e melhorias contínuas para os processos da indústria.

Agora você já sabe o que é BI industrial e como pode ser aplicado nos processos das fábricas. Para mais conteúdos do segmento manufatureiro, continue acompanhando nosso blog!

E se quiser entender tudo sobre como funcionam os sistemas MES, baixe nosso e-book completo e gratuito clicando aqui.

cta MES