+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Automação industrial: descubra o que é e como ela pode ajudar o seu negócio!

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Automação industrial: descubra o que é e como ela pode ajudar o seu negócio!
automação industrial
06/05/2021

A automação industrial está produzindo transformações estruturais na indústria. Os sistemas automatizados fazem parte de uma série de mudanças trazidas pelo avanço da Indústria 4.0, uma nova era industrial que pretende modificar processos produtivos a partir do uso de tecnologias e automação. 

Frente a alta competitividade do setor, a automação industrial tem o potencial de otimizar as atividades produtivas em uma fábrica. Dessa forma, os sistemas automatizados estão tornando a indústria ainda mais produtiva, moderna e eficaz. 

Seu negócio está preparado para acompanhar as transformações que a automação industrial está trazendo ao mercado?  Saiba neste texto.

O que é a automação industrial?

A automação industrial consiste no uso de tecnologias para a integração de processos físicos e digitais em uma fábrica. Dessa forma, os sistemas são capazes de controlar, automaticamente, os processos produtivos da indústria. 

Esse sistema utiliza elementos tecnológicos para a realização de atividades, a fim de aumentar a produtividade, reduzir o tempo e otimizar processos produtivos. 

Desse modo, as operações são projetadas para que ocorram sem a mediação significativa de seres humanos. 

As principais tecnologias que vão formar os sistemas automatizados são:

  • Inteligência artificial (IA): ferramenta que permite o funcionamento autônomo e o aprendizado de um software. 
  • Internet das coisas (IoT): recurso que possibilita a conexão entre máquinas por meio da internet, para a ativação de ações coordenadas. 
  • Sistemas ciber-físicos (CPS): reprodução de processos físicos de uma fábrica no meio digital. 

Por que a automação industrial é importante nos dias de hoje?

A indústria vive um importante período em que uma série de tecnologias estão transformando os modos de produção nas fábricas. Esta era, conhecida como Indústria 4.0, está introduzindo no mercado inovações em automação industrial, por meio de tecnologias. 

Popularizado a partir da primeira década do século XXI, o termo Indústria 4.0 dá continuidade a uma série de mudanças nas atividades econômicas marcadas por inovações tecnológicas. Estas mudanças estruturantes nas formas de produção marcam as fases da Revolução Industrial.

A 4ª Revolução Industrial tem como características a integração e descentralização dos processos produtivos. Sendo assim, são os sistemas automatizados que vão permitir a conectividade entre diferentes operações e indicar tomadas de decisões baseadas em informações. 

Estas inovações têm permitido o aumento da produtividade, a redução de custos, a aceleração de processos, sem abrir mão da qualidade. 

Pilares da automação industrial 

Para poder entender qual importância de implementar a automação industrial numa fábrica se faz necessário entender quais os 5 pilares que sustentam esse sistema:  

Modularidade

Uma das características dos sistemas de automatizados é a modularidade. Isto é, a capacidade de adaptação de um processo produtivo em um chão de fábrica. A automação industrial permite que os sistemas produtivos sejam mais flexíveis, dessa maneira é possível que ocorram mudanças nos módulos sempre que necessário. 

Descentralização

Dispositivos de notificação de falhas e análise de dados compõem um sistema produtivo automatizado. São essas tecnologias que vão auxiliar os gestores no momento de resolver entraves frente a problemas encontrados

Uma vez que é necessária pouca interferência humana para monitorar e analisar indicadores, esses recursos descentralizam a tomada de decisão.  

Virtualização

Na automação industrial ocorre a fusão entre os processos físicos e digitais. Com a virtualização é possível simular e monitorar os processos físicos, de forma remota, em uma indústria. 

Interoperabilidade

A informação é peça chave para o funcionamento de uma indústria. Os processos automatizados permitem uma comunicação mais eficaz entre máquinas, trabalhadores e sistemas ciberfísicos. 

Desse modo, a interoperabilidade é a capacidade de troca de informações entre os elementos de um processo produtivo. 

Dados em tempo real

Com a automatização de processos produtivos, a coleta de dados sobre as operações ocorre de forma automática. Ou seja, os dados e informações são gerados em tempo real, assim como as análises

Para guardar esses dados, o armazenamento pode ocorrer por meio de um banco de dados por nuvem, acessível pela internet.

Os tipos de automação industrial

A automação industrial pode ser tipificada de acordo com o seu método de produção, cada um possui suas vantagens e características e é necessário compreendê-las para entender quais podem ser úteis para a sua fábrica. Podemos segmentá-las em:  

1- Automação fixa

Geralmente utilizada em linhas de montagem automatizadas, este sistema de automação responde a uma configuração fixa do equipamento. Dessa forma, não há a possibilidade de customizar o controle das operações. A automação fixa tem como vantagem a produção em grande escala de um produto.

2- Automação programável

Este tipo de automação permite a reconfiguração da programação em softwares. Sendo assim, é possível alternar a produção de produtos diferentes e reprogramar operações em uma mesma máquina.  

3- Automação flexível

De forma flexível e ágil, este tipo de automação permite modificações no design do produto. Dessa maneira é possível produzir uma variedade de produtos em um curto período. 

4- Automação integrada

Esta é uma das soluções mais avançadas em automação. Isso porque os sistemas automatizados integrados possibilitam que todos os processos em um chão de fábrica sejam operados por robôs. Desde o design até ao despacho.  

Como a automação industrial pode ajudar seu negócio 

Antes de decidir investir na automação industrial como uma solução para a fábrica é preciso entender os princípios básicos e ver se eles são compatíveis com as expectativas da empresa:

  1. Programa de instruções ou programação de máquinas: independente do volume de produção, todos os equipamentos e módulos do sistema automatizado possuem um programa de instruções, ou seja, programações que direcionam os processos. 
  2. Fonte de energia: é necessária energia adicional para a automação dos processos produtivos.
  3. Sistema de controle: é o elemento que executa as instruções programadas em um sistema automatizado. 

A automatização dos processos industriais tem como objetivo modernizar as atividades produtivas, tornando-as eficientes, mais seguras e otimizadas. Para isso, os processos humanos são minimizados, e os sistemas automatizados entram em cena. Podemos citar algumas das vantagens da automação industrial, como: 

  • Produtividade: sem perder a qualidade de produção, a automação industrial permite a reprodutividade dos processos em maior velocidade. Gerando assim, um aumento na produtividade e eficiência. 
  • Monitoramento: por meio de tecnologias de monitoramento remoto é possível interagir e gerenciar máquinas e atividades produtivas em um chão de fábrica, a partir de uma central de controle. Proporcionando assim, operações mais controláveis, seguras e velozes.
  • Redução de custos: os sistemas de automação industrial podem ser desenvolvidos com o intuito de economizar energia. Além disso, permitem melhor gerenciamento dos insumos e equipamentos, reduzindo extravios. 
  • Qualidade: a automação industrial tem a capacidade de produzir operações precisas e eficazes. Ou seja, máquinas automatizadas excluem a possibilidade de erros humanos e potencializam a qualidade dos produtos. Ainda que a produção seja feita em larga escala. 
  • Segurança: por serem controlados por computadores, os sistemas automatizados diminuem as chances de acidentes e eliminam a possibilidade de erros. 
  • Competitividade: a otimização de processos que a automação industrial promove em uma indústria, vai garantir vantagens competitivas para o seu negócio. Isso porque o investimento em inovação é essencial para o aumento na produtividade e redução de custos.

Agora que você já entende quais são as principais características da automação industrial saiba mais sobre as novas tendências na indústria. Acompanhe nossos posts por aqui.

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *