+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Por que investir em TI verde na sua indústria

Teclógica > Blog > Serviços sob medida > Manufatura > Por que investir em TI verde na sua indústria
TI verde
08/04/2022

A sustentabilidade é uma tendência que já está em pauta há algum tempo. Além de trazer vantagens ao meio ambiente, fazer o uso da TI verde traz também benefícios para as empresas, funcionários e consumidores, o que pode melhorar o desenvolvimento e produção na sua fábrica.

A alta quantidade de energia que é gasta  na fabricação, no descarte e também no reaproveitamento de materiais, tem relação direta com a criação desta prática verde na indústria. 

Para melhorar o ecossistema e tentar solucionar todas essas questões, surgiu a tecnologia verde na indústria. Os produtos que seguem este conceito são feitos a partir de matéria-prima e de processos de menor impacto ambiental e geração de resíduos.

Prossiga com a leitura para entender o que é TI verde e porque essa prática é importante e deve ser utilizada. 

O que é TI verde?

O TI verde, também chamado tecnologia verde, é um conjunto de técnicas que tem como foco a sustentabilidade, visando a responsabilidade com o futuro do planeta. Este termo se refere ao movimento da área de Tecnologia da Informação que tem como foco principal a redução dos efeitos do consumo nas cadeias produtivas.

Entre as práticas mais ecológicas dessa metodologia estão:

  • Armazenamento em nuvem; 
  • Melhora no consumo de energia;
  • Modernização de equipamentos para aumentar sua vida útil;
  • Implantação de uma política eficiente de descarte.

Este é um movimento de conscientização sobre os efeitos nocivos da atividade industrial no ecossistema e da necessidade de reestruturação do modelo de trabalho. Como resultado, contribui na criação de uma economia circular e regenerativa, com ações mais voltadas para a preservação da natureza. 

Por que surgiu a tecnologia verde?

Apesar de não parecer, este termo é um pouco mais antigo do que aparenta. Ele surgiu nos últimos anos do século 20, junto com os primeiros movimentos de conscientização ambiental. 

Em 1970, o planeta Terra tinha capacidade de produzir recursos renováveis suficientes para atender à demanda da humanidade e também de decompor os materiais que eram descartados. Contudo, com o passar dos anos houve um aumento na quantidade de insumos adquiridos. 

O incentivo ao consumismo desenfreado também veio à tona. Como resultado, ocorreu uma aceleração dos processos considerados prejudiciais ao meio ambiente. Assim como a extinção de espécies da flora e fauna e a elevação de emissões de dióxido de carbono.

O uso de combustíveis fósseis, que é muito utilizado nas fábricas, lança toneladas de CO2 em nossa atmosfera todos os anos. Isso aumenta consideravelmente o efeito estufa, o que resulta no agravamento do aquecimento global.

Além de todos esses fatores, o descarte incorreto de rejeitos também prejudica o ecossistema, poluindo os rios, a atmosfera e também comprometendo grande parte dos recursos naturais da Terra. 

Entretanto, foi somente na década de 1980 que esses hábitos começaram a receber a devida atenção. Pois especialistas e cientistas da área constataram que existia a possibilidade de que os recursos naturais se esgotassem.

Medidas precisaram ser criadas com certa urgência. Por isso, com o início da venda dos computadores pessoais, foram despertadas iniciativas da indústria da área de TI sobre o seu impacto no planeta, originando a tecnologia verde. 

Com isso, houve o surgimento do compromisso e da preocupação de companhias e instituições, que passaram a dar a devida atenção às atividades que exercem, considerando seus impactos aos meios naturais.

Quais são os benefícios da TI verde na indústria?  

A seguir, confira quais são os principais benefícios ao fazer uso desse modelo na sua fábrica.

Redução de custos 

Em um primeiro momento, adotar a TI verde na sua empresa pode demandar  um investimento maior. Isso porque é necessário que novas práticas, campanhas e mudanças sejam adotadas juntamente com o treinamento dos colaboradores.

Contudo, o retorno deste recurso pode acontecer de diversas maneiras. A redução do consumo de energia, por exemplo, é um dos primeiros pontos onde se inicia uma redução dos custos. 

Optar por tecnologias que sejam mais eficientes otimiza o uso dos recursos e com isso aumenta a vida útil das máquinas. Com um planejamento assertivo e apoiado em tecnologia, as manutenções são feitas de forma preventiva, evitando maiores gastos e extravio de equipamentos.

Diminuição da geração de resíduos 

Ao aplicar a TI verde na indústria, existe a diminuição da geração de resíduos e do descarte de lixo eletrônico em aterros sanitários, onde os materiais não recebem nenhum tipo de tratamento específico e podem poluir o solo e também os lençois freáticos.

Melhora da reputação da fábrica

A fábrica que adota este conceito melhora a sua imagem diante de seus clientes e também de parceiros em potencial. Isso porque a preocupação com a natureza está crescendo cada vez mais e vem se tornando mais valorizada. 

Encontrar uma organização que compartilha dos mesmos valores é essencial para que grande parte das pessoas fechem um negócio. Dessa forma, ter a reputação da empresa de maneira ética, responsável e sustentável é uma boa estratégia para atrair novos negócios.

Melhora na produtividade 

Ao adotar as práticas do TI Verde e de conscientização ambiental, assim como implementar na empresa tecnologias verdes que são consideradas mais inteligentes e eficientes, há melhora da produtividade.  

Isso porque através destas inovações, é possível ter no ambiente de trabalho uma maior escalabilidade, redução do tempo, do custo e também do esforço. Sendo assim, a produtividade de seus colaboradores também aumenta.

Por que investir em TI verde?

Mas por qual razão se deve adotar a TI verde como uma prática nas fábricas? De maneira resumida, com as mudanças climáticas e os desastres naturais, tecnologias que beneficiam o ecossistema como um todo se tornaram cada vez mais necessárias.

O progresso tecnológico trouxe inúmeros benefícios para as pessoas. Mas com ele também surgiu a clara urgência em reduzir os seus danos e as suas consequências. Por isso, adotar esse modelo verde é essencial para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.

Podemos ver que há muitas vantagens para as empresas que adotam práticas sustentáveis. Gostou de conhecer mais sobre a tecnologia verde na indústria? Conheça mais sobre o tema lendo o nosso material gratuito: Indústria Sustentável!

indústria sustentável