O que é Follow Up?


Follow-up é uma palavra do idioma inglês que significa continuação, acompanhamento, seguimento, supervisão, fiscalização ou verificação. De forma mais ampla, podemos considerar que se trata da comunicação que envolve o monitoramento de objetivos e metas estabelecidos.

Os contratos de prestação de serviços tratam das abrangências ou objetivos envolvidos e também dos indicadores e respectivas metas. Para garantir que esses objetivos e metas sejam cumpridos e alcançados, faz-se necessário o monitoramento dos serviços e o report à equipe interna e ao cliente da situação avaliada.Esse report seria o follow-up e a falta dele é um dos motivos mais comuns do fracasso no atingimento dos objetivos e metas.

O follow-up bem executado é aquele que considera fatores como:

O intervalo de tempo entre os períodos de checagem: Deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para transmitir confiança.
A abordagem: Pessoas são diferentes entre si, percebem os estímulos ambientais de modo diferente.
O elogio: Não devemos desperdiçar a oportunidade de reconhecer o bom trabalho e insuflar ânimo nas pessoas.
O suporte: As pessoas esperam por direção, por ajuda.
A cobrança firme dos resultados parciais esperados: Suporte, otimismo, elogios não são os únicos fatores.
O estímulo ao uso dos recursos que cada indivíduo tem à sua disposição: As pessoas precisam ser estimuladas a usar ao máximo suas capacidades.

Na área de suporte em TI, nem tudo ocorre conforme o planejado.

Há momentos de “crises” na área de atendimento e de “uma hora para outra, uma aplicação deixa de funcionar” e ninguém sabe o motivo. É exatamente nesses momentos que o follow-up junto à equipe e ao cliente é fundamental, faz toda a diferença.

É importante manter um efetivo follow-up para transmitir segurança, confiança e transparência.

Referências:

Follow-up – Acessado em 12/12/2011
Conseguindo Resultados Através de Pessoas, Edson Rodriguez , 2004

 

Posted in Artigo and tagged , , , , , , , , , , , .

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>