+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Entenda como funciona uma auditoria de TI

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Entenda como funciona uma auditoria de TI
auditoria de ti
18/01/2017

Você sabe o que é auditoria de TI? A área de TI desempenha um papel crítico em ambientes empresariais. Desta forma, as políticas de gestão devem passar por revisões constantes, reavaliando o seu papel e a necessidade de criar fluxos de trabalho mais eficientes, integrados, seguros e inovadores.

Para tornar esse processo mais eficaz, muitas empresas optam por um serviço de auditoria de TI. Ele cataloga boas práticas, avalia processos e rotinas do negócio. Além de encontrar pontos que necessitam de melhoria, essa solução dá ao negócio mais capacidade para reduzir custos e melhorar o seu nível de competitividade.

Se você quer saber mais sobre como a auditoria de TI pode melhorar as rotinas empresariais, veja o nosso post de hoje!

Avaliação de processos

Uma auditoria de TI irá avaliar todas as políticas de governança, as rotinas e a cadeia de processos existentes na área de tecnologia. Com o auxílio do auditor, a área passará por uma análise. Nessa etapa os dados internos serão levantados, agrupados e avaliados em busca de falhas e pontos que necessitam de melhoria.

Durante o seu trabalho, a auditoria poderá identificar fatores que impactam no desempenho das soluções de TI e na sua integração com os processos internos da empresa. Nesse sentido, a auditoria de TI deve ser vista como uma aliada estratégica. Que avaliará o uso eficiente dos recursos internos, em busca de rotinas alinhadas com regulamentações de segurança e padrões do mercado.

Análise das informações

Detectando pontos críticos, a auditoria poderá indicar novas políticas e abordagens operacionais. Alinhadas com padrões internacionais, tais estratégias podem reduzir os custos operacionais e o número de falhas que ocorrem nas rotinas existentes. Como consequência, os times do setor aumentarão o seu índice de produtividade.

Junto com a agilidade para rastrear falhas, a empresa pode manter-se ainda mais eficaz, reduzindo a possibilidade de gargalos ou a ocorrência de fraudes.

Do mesmo modo, a auditoria pode identificar rotinas com alta vulnerabilidade, usuários com privilégios indevidos e outros pontos de atenção. Nesse sentido, medidas serão indicadas para tornar o ambiente de trabalho mais confiável e seguro.

Identificação de benefícios

A auditoria de TI pode impactar profundamente uma empresa. Com melhor direcionamento de recursos, o investimento em novas tendências é viabilizado. Gestores podem reduzir o tempo gasto na resolução de conflitos e, ao mesmo tempo, ter uma equipe mais eficaz.

Sendo aplicada de maneira estratégica, a auditoria de TI pode tornar a empresa mais eficaz e competitiva. A elaboração dos objetivos à longo prazo, por exemplo, será feita com base em dados precisos e auditados.

Reconhecimento

O alinhamento dos processos internos com padrões do mercado através de auditorias periódicas, permite reconhecimento das demais áreas e do mercado, sendo visto como um fator estratégico para a área.

Desta forma, a auditoria garante que a tecnologia será direcionada para o centro das estratégias da empresa. Através de uma abordagem alinhada com os demais setores, a área de TI garante o reforço à estratégia corporativa.

Neste contexto de auditoria de TI, parceiros especializados podem permitir o desempenho estratégico da área. Aproveite para conhecer quatro motivos para investir no outsourcing de TI.

tendências indústria