+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Por que você precisa investir na identidade visual da sua empresa

Teclógica > Blog > Comunicação > Por que você precisa investir na identidade visual da sua empresa
Por que você precisa investir na identidade visual da sua empresa
15/05/2018

Quais aspectos as marcas mais conhecidas do mundo têm em comum? Elas investiram alto na identidade visual, a ponto de serem reconhecidas em qualquer parte do mundo. Muitas vezes, nem é preciso entender o idioma local — basta olhar para a logo e você já sabe do que se trata.

Assim, toda e qualquer marca busca ser reconhecida perante o público-alvo. Inclusive, a sua! Mas, de que forma a identidade visual da sua empresa está sendo apresentada? Se a resposta não foi convincente, é porque há a necessidade investir nesse assunto.

No post de hoje, ajudaremos você a compreender os benefícios da identidade visual sobre a tomada de decisão do consumidor. Continue a leitura!

Identidade visual e suas características

A identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos criado para transmitir valores e ideais de uma empresa a seus clientes. Soma-se aqui logo, cores e tipografia usadas para estabelecer personalidade à marca. Tudo isso para as mais diversas aplicações, como em sites, documentos, materiais impressos e digitais — de acordo com a necessidade.

Portanto, deve ser equilibrada, marcante e de fácil identificação. Neste caso, o ditado “menos é mais” faz todo o sentido. Contar com um profissional da área é de extrema importância para o desenvolvimento da identidade visual da empresa. Até porque este será o cartão-postal dela, causando a primeira impressão no target desejado.

A identidade visual e o público-alvo

Outra questão vital é levar em consideração seu segmento de mercado e público-alvo. Por exemplo, empresas de alimentos que usam cores mais enérgicas, como laranja, amarelo e vermelho. Esses tons chamam mais atenção e despertam o desejo de compra. Caso seu negócio realize outro tipo de atividade, considere essa variável.

Ao ter um conceito bem definido sobre a imagem que sua empresa quer passar, boa parte da identidade visual estará desenvolvida.

Mas por que é necessário investir na identidade?

Com tantas informações circulando entre os veículos midiáticos, ter uma identidade visual marcante é essencial para o crescimento dos negócios. Levando em conta que sua marca possui destaque, é provável que seu cliente a assimile de forma orgânica e intuitiva.

Assim, todos os esforços de comunicação e marketing da empresa devem ser voltados para ela, independe do tamanho ou segmento atendido.

Sabemos que criar uma identidade visual de sucesso não é algo fácil. Porém, lembre-se de você enquanto no papel de consumidor. Afinal, suas escolhas são baseadas em marcas nas quais você confia ou você prefere opções desconhecidas? Certamente, seu público pensa o mesmo!

Nunca é tarde para investir na imagem de sua empresa perante o público. As ferramentas de identidade visual são poderosas e contribuem para contar a história da marca de uma maneira exclusiva. Elas ajudam a disseminar a cultura do seu negócio, fazendo com que ele ganhe força e atraia mais clientes.

Ao demonstrar personalidade, sua empresa estará apta a conquistar posicionamento no mercado. E, quando isso for atingido, os resultados podem ser inimagináveis!

Este artigo foi útil para você? Leia também sobre formas de comunicação mercadológica e como aplicá-las na gestão de sua empresa.