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Saiba como ter autoridade no atendimento e conquistar o cliente

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conquistar o cliente
30/05/2017

Conquistar o cliente não é uma tarefa fácil. Ter autoridade durante o atendimento, em outras palavras, significa construir uma relação de confiança com os clientes. Dessa forma,  é possível transmitir a ideia de credibilidade associada à empresa. Assim, o consumidor fica mais disposto a prosseguir, por sentir-se seguro.

Quer descobrir quais meios utilizar para que você consiga passar sensação de segurança aos seus clientes? Leia o nosso artigo e saiba como ter autoridade durante o atendimento!

Que atitudes tomar para conquistar o cliente?

Demonstre confiança durante o atendimento

Para conquistar o cliente é necessário, em primeiro lugar, demonstrar segurança ao fornecer informações. Não é possível que o cliente confie na empresa, se ela mesma não tem convicção daquilo que fala. Idem se, de alguma maneira, a empresa transmite a ideia de que não domina o próprio negócio.

Mantenha um tom de voz firme e não hesite ao responder as dúvidas do cliente. Se não for possível esclarecer alguma naquele momento, informe que entrará em contato com o setor pertinente e que retornará com as informações solicitadas.

Conheça bem o seu produto ou serviço

Para transmitir confiança e credibilidade nas informações fornecidas, é preciso ter um bom conhecimento dos produtos ou serviços comercializados pela empresa. Por isso, investir em treinamento é uma das etapas fundamentais na construção de autoridade no atendimento.

treinamento não deve ser realizado apenas na fase de admissão dos colaboradores. Ele deve ser aplicado aos funcionários de modo contínuo. Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do atendimento prestado.

Desta forma, manter um programa de treinamento em sua empresa é importante. Ele minimiza a probabilidade da equipe cometer erros durante o contato com o cliente.

Além disso, muitas dúvidas podem surgir até mesmo para colaboradores mais experientes. Por isso, é importante atualizar constantemente os funcionários sobre elas. Bem como, oferecer oportunidades para o aprimoramento de técnicas de atendimento.

Mantenha o histórico dos contatos com o cliente

Outro fator essencial na construção de autoridade no atendimento ao cliente, está na capacidade de honrar os compromissos combinados com ele. Para que isso aconteça, é necessário manter um histórico dos contatos da empresa com o cliente. Isso deve ser feito em um banco de dados ou software específico.

O acompanhamento do histórico é necessário não só para conseguir definir o perfil daquele cliente, como também para honrar as promessas feitas durante o contato.

O acompanhamento é importante para cumprir uma promessa de retorno de ligação. Também para esclarecer alguma dúvida. Respeitar prazos combinados para a solução de um caso é necessário. Até mesmo para certificar-se de que uma solução oferecida foi satisfatória e não causou novas reclamações.

Além disso, acompanhar o histórico do cliente permite identificar se existe a necessidade de mudanças de procedimento adotados. A fim de evitar a repetição destes erros no futuro.

Identifique as reais necessidades do cliente

Autoridade no atendimento não significa que a conversa precisa ter um tom unilateral. Pelo contrário, quanto mais empatia em relação às necessidades do cliente, maior autoridade você demonstra.

Para isso, procure identificar as reais demandas dele. Faça perguntas, ofereça outras opções de produtos ou serviços. Caso o cliente demonstre algum tipo de insatisfação, esteja sempre disposto a negociar.

Em muitos casos, realizar pesquisas de satisfação no pós-atendimento, ou mesmo imediatamente após a compra, auxilia a identificação das necessidades reais do seu público-alvo

Saiba fazer as perguntas certas na hora certa

O desenvolvimento da autoridade no atendimento exige a prática de uma habilidade muito importante.  Saber ouvir o que o cliente tem a dizer, e fazer perguntas pertinentes, no momento certo.

Quando o cliente se comunica de forma clara, deixando explícito o que deseja da empresa, é importante deixar ele falar. No decorrer da conversa, será possível identificar quais providências devem ser tomadas para satisfazê-lo.

Por outro lado, se não é possível compreender o que o cliente deseja, procure conduzir o atendimento fazendo perguntas objetivas. De preferência aquelas que podem ser respondidas com “sim” ou “não”, de modo que você possa oferecer soluções de maneira rápida e prática.

Aprenda como ter autoridade e ser sutil ao fazer perguntas

A construção de autoridade no relacionamento com o cliente está diretamente ligada às técnicas de persuasão e à linguagem adotada no momento do atendimento.

Para que isso aconteça, é importante ter em mente que passar a imagem de autoridade não significa ser arrogante, ou ter uma abordagem agressiva ao longo da conversa.

Durante o contato, a equipe de atendimento deve demonstrar segurança ao repassar as informações. Deve ser usado um tom de voz firme sem perder a cordialidade. Além disso, precisa ter cuidado ao fazer perguntas de modo que não ofendam o cliente.

Tenha disposição para resolver os problemas

Conquistar o cliente envolve mais do que manter um bom relacionamento quando ele está satisfeito. Envolve a capacidade de resolver rapidamente os problemas e corrigir eventuais falhas da empresa. Buscando soluções para que elas não voltem a ocorrer.

Nessa situação, a autoridade da empresa não está em dizer que o serviço está sendo prestado de maneira correta, mesmo sabendo que houve falhas no processo, mas em admitir sua parcela de responsabilidade, pedir desculpas pelo transtorno causado e oferecer uma solução imediata para o caso do cliente. Isso tem impacto muito mais positivo na resolução dos problemas apresentados.

Ressalte os pontos positivos de sua empresa

Como você pôde observar, construir autoridade durante o atendimento e conquistar o cliente exige que a empresa cumpra uma série de requisitos.

Em resumo, podemos dizer que isso pode ser atingido com o investimento da empresa em treinamento constante dos colaboradores, com o uso de sistema que permita o controle do histórico de contato, além de saber identificar e resolver os eventuais problemas.

De forma conclusiva, podemos dizer também que a construção de autoridade no atendimento podem ser feita apresentando os certificados de qualidade que foram conquistados por sua empresa, bem como por meio das parcerias com grandes empresas, que contribuem para a construção de uma imagem corporativa de credibilidade.

Agora que você já sabe como ter autoridade durante o atendimento, que tal aprender como motivar a sua equipe e oferecer um atendimento ao cliente com excelência?