+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Visão sistêmica: estratégias para colocá-la em prática na sua empresa

Teclógica > Blog > Serviços de TI > Visão sistêmica: estratégias para colocá-la em prática na sua empresa
visão sistêmica da empresa
31/07/2017

O nível de competitividade que o mercado atual apresenta tem demandado conhecimentos profundos dos líderes e gestores. O ultrapassado modelo de profissionais especialistas em uma área agora dá lugar a um novo perfil, muito mais pautado em conhecimentos distintos sobre diferentes áreas da empresa.

Nesse contexto, a visão sistêmica da empresa desponta como uma característica diferenciadora para os profissionais. Os líderes, por sua vez, necessitam desse atributo, pois é ele que permite uma análise mais acurada em situações complexas e uma tomada de decisão mais segura e condizente com as necessidades da empresa de forma geral.

Quer saber um pouco mais sobre visão sistêmica e como esse conceito pode determinar uma gestão empresarial mais eficiente? Então continue a leitura deste post!

Em que se baseia a visão sistêmica da empresa?

Tal como induz o nome, a visão sistêmica é a habilidade de compreender o funcionamento da empresa como um sistema. É a capacidade de visualizar as operações e estratégias de maneira integrada e não de forma fragmentada.

Esse é um dos atributos desejáveis de um CEO, visto que é uma forma eficiente de se alinhar com a dinâmica empresarial atual, em que líderes necessitam estar inteirados sobre diversos pontos da empresa e, mais que isso, precisam opinar e decidir rapidamente sobre mudanças e ajustes nas atividades para manter a excelência operacional.

O que é necessário para o desenvolvimento dessa visão?

A visão sistêmica é como uma capacidade a ser desenvolvida. A experiência profissional à frente de uma empresa contribui com o aprimoramento dessa visão, pois a familiaridade com o negócio, o conhecimento detalhado e o domínio de todos os pontos da empresa auxiliam bastante na melhoria dos processos.

Por isso, além de contar com uma visão sistêmica, o líder deve estimular tal característica nos seus funcionários, motivando-os com base em mais autonomia, além de adotar posturas como:

Pensar macro focando em processos, e não em setores

Ao focar nos processos, elimina-se a visão diminuída da empresa, que é dividida em setores estáticos e com funções específicas. Visualizar os processos e não apenas setores permite entender a dinâmica global da companhia, na qual tudo faz parte de um grande sistema integrado e que se comunica.

Buscar melhorias de uma ponta a outra nos processos

A visão sistêmica exige que qualquer tipo de decisão seja planejada de “fim a fim”. Isto é, deve-se buscar melhorias nos processos como um todo, englobando todas as suas etapas e não apenas pontos específicos.

Afinal, uma organização funciona como diversas engrenagens, de modo que não adianta aprimorar apenas uma delas se os resultados dependem de todo o conjunto.

Buscar a origem de problemas

Mais uma vez a ideia de processos integrados se faz presente: ao identificar uma inconsistência na operação da empresa, deve-se procurar a origem com base em uma análise aprofundada dos processos, evitando fazer julgamentos superficiais e indicar culpados.

Quando falamos de um fluxo de processos, nem sempre o ponto em que o problema é identificado é o ponto causador dele.

Saber se auto avaliar

Cada membro da empresa deve ser capaz de entender o seu papel no contexto macro, bem como entender a relevância da sua função e trabalhar para oferecer o seu máximo.

Entender o papel da tecnologia para a ampliação da visão do negócio

Sistemas de gestão, ERPs, softwares personalizados e a automação são alguns exemplos evidentes de como as empresas já contam com alternativas para otimizar a coleta, o armazenamento e principalmente a integração e a utilização de dados e de informações relevantes ao negócio.

A partir da integração promovida por esses sistemas, os líderes têm todo o suporte para proceder com suas análises e, a partir delas, tomar decisões com muito mais confiabilidade.

Por fim, ter uma visão sistêmica da empresa, como vimos, é importante para que líderes e gestores tenham um conhecimento mais amplo e profundo de tudo aquilo que compõe o negócio. Assim a gestão se torna mais completa e eficiente.

Você já aplica a visão sistêmica na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções tecnológicas para ampliar a sua visão acerca dos processos da sua empresa!