Competências Individuais

Competências Individuais

Capacidade organizacional é aquela obtida pelas empresas como resultado da soma das competências individuais das pessoas, qualquer que seja o setor ou área.

As competências estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, associando conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas ao resultado que entregam. De fato, sem entrega de resultados, não há percepção de competência.

Atitude! Colocar os conhecimentos e habilidades em prática a fim de gerar resultados de valor àquilo que se está empreendendo. Atitude é o que diferencia saber ser competente e não somente saber fazer com competência. Saber ser competente significa ter a competência evidentemente desenvolvida, notável, aplicada com grande frequência.

Para sustentar as competências evidentes, é necessário estar aberto às mudanças, ser flexível, ter iniciativa e uma boa pitada de ousadia e coragem. É preciso saber agir, escolher, decidir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se e assumir responsabilidades.

A percepção de entrega profissional está diretamente ligada à orientação para realização, demonstrada através do trabalho bem feito e pela superação de um padrão de excelência. Para isso deve-se utilizar como parâmetro seu próprio desempenho no passado, resultados alcançados por outros, objetivos desafiadores ou algo inédito, nunca feito por alguém anteriormente.

O sucesso da organização é fruto da junção das competências individuais, alinhadas com as competências essenciais da organização e com seus objetivos estratégicos. É preciso ter consciência de que o sucesso está nas mãos de todos, que direta ou indiretamente estão envolvidos com seu resultado final.

É assim que as competências individuais fazem a diferença.

Leandro Carlos Pereira
Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Teclógica

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Teclógica

A Teclógica é uma empresa especializada na entrega de soluções. Cada vez mais, está posicionada para atuar como extensão das estruturas e estratégias de TI dos clientes.
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