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O que é preciso para ter uma comunicação interna efetiva?

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21/11/2016

Independentemente do tamanho da empresa, manter uma comunicação interna efetiva é fundamental para garantir maior engajamento dos colaboradores e aumentar a sua produtividade. Fator estratégico para o sucesso de uma organização, saber se comunicar com o público interno é uma forma de garantir mais engajamento de sua força de trabalho.

Os colaboradores que atuam em empresas que conseguem se comunicar, conhecem com mais exatidão os valores da organização onde trabalham, têm consciência da importância do seu trabalho para atingir os objetivos da empresa e sentem-se valorizados e motivados.

Por outro lado, a falta da transparência e clareza na comunicação interna pode gerar problemas graves, com reflexos diretos na produtividade. Isso se retratará em colaboradores desmotivados, inseguros e com pouco comprometimento com as metas da empresa.

O que se ganha com uma comunicação interna efetiva?

São vários os benefícios que a comunicação interna, quando bem feita, pode garantir a uma organização:

  • Maior engajamento: quando um colaborador se identifica com o local onde trabalha e sabe o seu papel na organização, sua produtividade tende a ser maior. O sentimento de pertencimento gera maior engajamento, combustível essencial à produtividade;
  • Menos boatos: se a informação é um privilégio de poucos em uma empresa, abre-se uma porta para as fofocas e especulações que não contribuem em nada para um clima favorável;
  • Melhor imagem da empresa: quando a comunicação interna é efetiva, a imagem da empresa junto ao público externo também evolui. Colaboradores motivados e que se sentem realmente valorizados tendem a transmitir este sentimento externamente.

Bônus: Como potencializar a comunicação interna com a TV Corporativa?

Como tornar a comunicação interna efetiva?

Confira alguns passos essenciais para melhorar a forma como sua empresa se comunica com seus colaboradores:

  • Conheça o seu colaborador: o primeiro passo é saber exatamente com quem você está se comunicando. Quais os objetivos dos colaboradores? O que eles esperam da empresa? Realize uma pesquisa para descobrir o que faz com que as pessoas sintam vontade de fazer parte da organização;
  • Defina uma estratégia: qual será o objetivo de sua comunicação interna? O que será preciso despertar no seu colaborador para aumentar o sentimento de pertencimento e seu engajamento? Aqui, você precisa determinar quais serão as estratégias para alcançar seu objetivo;
  • Informe seu público interno primeiro: nada mais desestimulante para o colaborador do que saber o que acontece na empresa fora dela. Por isso, ele deve ter prioridade sempre que houver algo relevante para ser divulgado. Se for uma informação importante, realize um evento, uma ação especial, para que o público interno sinta-se prestigiado;
  • Tenha líderes comunicadores: para que o processo de comunicação interna seja realmente efetivo, é preciso alinhamento. Os gestores devem ser porta-vozes da estratégia da empresa, realizando a comunicação face a face, que sempre traz bons resultados;
  • Mantenha canais de retorno: tão importante quanto informar o público interno é dar-lhe oportunidades para se manifestar também. Mais do que isso, é preciso valorizar o que ele comunica, incluindo suas demandas nas estratégias da empresa, sempre que possível;
  • Forneça feedback aos colaboradores: quando o funcionário recebe um retorno mais personalizado de seu gestor, ele se sente valorizado. Além disso, o feedback é essencial para alinhar a expectativa da empresa quanto aos resultados do funcionário e identificar eventuais problemas;
  • Defina sua rede de canais: você já sabe o perfil do seu público e quais os objetivos da comunicação interna de sua empresa? É hora de definir quais os canais que você utilizará. Escolha aqueles que melhor se alinham  ao perfil do seu público e ao conteúdo da mensagem que será transmitida;
  • Meça os resultados: constantemente, é preciso avaliar se as estratégias de comunicação interna estão surtindo os efeitos desejados. Para isso, é preciso definir indicadores que permitam medir e avaliar os resultados.

Quais são os canais de comunicação para o público interno?

Existem diversas opções de canais de comunicação direcionados ao público interno. A definição de quais deles são mais adequados à sua empresa depende do perfil do público e da estratégia adotada. Veja a seguir algumas opções:

Mural

Canal que permite atingir uma grande variedade de públicos, tanto colaboradores das áreas administrativas quanto operacionais. Precisa ser atualizado de forma periódica e deve ser instalado em áreas de grande circulação, como próximo aos vestiários e nos refeitórios.

Jornal impresso

Também é um canal muito popular nos diferentes públicos. Sua linguagem deve ser simples, aproximando-o dos colaboradores. Fotos e ilustrações devem ser explorados para torná-lo mais atrativo.

Boletim Informativo

Pode ser impresso ou on-line. É um canal mais formal do que o mural e o jornal impresso. Sua pauta pode conter informações corporativas, como resultados da empresa e conteúdos voltados ao desenvolvimento dos colaboradores.

E-mails

Muito utilizado atualmente, tem como restrição o fato de que, dependendo da empresa, parte dos colaboradores não tem acesso ao e-mail corporativo. Para ser eficaz, deve ter um remetente específico, como a área de comunicação ou a diretoria. Cuidado para evitar o excesso de mensagens.

Caixa de sugestões

Exemplo de canal de escuta, a caixa de sugestões é um espaço para comentários, pedidos de melhoria e até mesmo denúncias. Por isso, é importante que os colaboradores tenham clareza sobre a política da empresa no que se refere ao sigilo de quem a utiliza.

Reuniões periódicas

Manter encontros regulares com seus colaboradores deve ser uma preocupação dos gestores. Reuniões periódicas, desde que produtivas e não muito longas, fortalecem a comunicação face a face e podem gerar resultados importantes.

TV Corporativa ou Mural Digital

É mais um canal que pode atingir a quase todos os públicos internos, com grande eficácia. Além de aparelhos espalhados pela empresa, com sua integração à web, a TV corporativa pode distribuir conteúdo nos desktops dos colaboradores ou mesmo em outros dispositivos, como tablets e smartphones.

Implantar uma política de comunicação interna efetiva pode aumentar bastante a produtividade dos colaboradores, gerando resultados muito positivos para a empresa. Por isso, comunicar-se de forma adequada com os colaboradores deve ser encarado como uma questão estratégica para o sucesso da empresa.

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