+55 (47) 3036.7700

contato@teclogica.com

Como reduzir os custos de comunicação interna da sua empresa?

Teclógica > Blog > Comunicação > Como reduzir os custos de comunicação interna da sua empresa?
reduzir os custos de comunicação interna
08/08/2016

Uma boa comunicação interna colabora muito para o desenvolvimento da empresa. Ela possibilita que a informação seja transmitida de forma clara, que os canais de diálogo estejam abertos e que ruídos e mal-entendidos sejam minimizados.

A comunicação é muito importante na corporação e é importante realizar constantes investimentos na área, analisando os recursos atuais e aqueles disponíveis no mercado de acordo com o custo-benefício de cada um. Com isto é possível usar tecnologias modernas que potencializam os meios de comunicação da empresa sem onerar significantemente as finanças da empresa.

Ficou interessado em saber algumas formas de reduzir os custos de comunicação interna? Então acompanhe.

Elabore um diagnóstico interno

Antes de planejar mudanças para reduzir os custos, é preciso analisar como anda o processo comunicativo na empresa. É o momento de ouvir os funcionários, receber comentários, escutar reclamações e sugestões. Dependendo do tamanho da empresa, você pode aplicar questionários informatizados, mas caso seja um empreendimento menor, reuniões podem ser úteis.

Observe as expectativas dos funcionários, se a cultura da empresa está sendo respeitada e o que eles pensam sobre as estratégias de comunicação interna que estão sendo utilizadas. É com essas informações que você poderá elaborar um bom plano de ação.

Bônus: Saiba como melhorar os resultados da sua empresa com a comunicação interna

Contrate ou terceirize serviços

Formar um departamento de comunicação dentro da empresa pode demandar muitos recursos. A contratação de publicitários, funcionários, jornalistas, técnicos e abertura de um espaço físico podem tornar esse projeto muito dispendioso, principalmente em empresas menores. Além disso, funcionários desse meio precisam de constante atualização, o que demanda investimento com capacitações.

Nesse caso, contratar uma empresa terceirizada  e especialista no ramo pode ser uma boa alternativa, pois ela investe na formação constante de seus funcionários e oferece mais recursos para que seus empregados trabalhem com qualidade.

Alugue salas equipadas

Às vezes adquirir alguns equipamentos para utilizá-los por um período muito curto de tempo pode ser caro e desnecessário. Os materiais podem depois ficar guardados na empresa, sem uso, ocupando espaço e com um preço alto no orçamento. Nesses casos, alugar salas com os equipamentos demandados é uma boa solução, além de ser também mais sustentável.

Reduza o uso de papel e aproveite as tecnologias

O uso de papel gera muitos custos com material, transporte, impressões e ocupa espaço, além de gerar prejuízos ambientais.

Por isso, minimizar o investimento em papel e apostar nos dispositivos virtuais pode ser muito econômico, além de ser bom para formar uma imagem de empresa sustentável. Utilize informativos e jornais na internet, tv corporativa, nuvem eletrônica e outras tecnologias.

Utilize canais mais econômicos para reduzir os custos de comunicação interna

Invista no uso do email, que tem a vantagem de ser ilimitado, gratuito, de fácil acesso e adaptação. Mas lembre-se que há tipos de informações que devem ser comunicadas pessoalmente, como demissões e mudanças de cargo.

A empresa pode apostar também na tv corporativa, pois os benefícios e as aplicações são diversas. Além disso, você pode utilizar planos de telefonia mais baratos.

Utilizar meios virtuais pode também ser mais compensatório para o orçamento e reduzir o risco de perdas. Plataformas gratuitas de compartilhamento e armazenamento de dados como o Google Docs e a intranet podem ser soluções muito eficazes e econômicas para trabalhar com a informação.

O processo comunicacional dentro da empresa é fundamental e investir nele é muito importante. Mas reduzir os custos de comunicação interna pode auxiliar muito o orçamento e manter a eficácia dos procedimentos.

Realizar um diagnóstico interno é o primeiro passo para estabelecer mudanças. Além disso, terceirizar  serviços, alugar materiais que serão utilizados por um breve período de tempo, utilizar mais meios informatizados e menos papel são estratégias simples e úteis que podem colaborar muito para uma comunicação efetiva e um orçamento mais baixo.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como reduzir os custos da comunicação interna na empresa? Assine nossa newsletter e receba mais informações!