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Outsourcing: Seis cuidados para se tomar na contratação do serviço terceirizado

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25/05/2015

A terceirização dos serviços de TI deixou o âmbito de possibilidade para se tornar uma realidade necessária às empresas. Os benefícios do outsourcing são inegáveis e vão de um maior monitoramento e prevenção de possíveis oscilações até aumento na flexibilização dos processos e melhor custo-benefício.

Contudo, alguns cuidados são necessários na hora de formar parcerias com quem vai administrar o setor de TI da sua empresa. O conceito de outsourcing evoluiu muito nos últimos anos e é imprescindível que o fornecedor contratado atenda as exigências em atendimento e prestação de serviços com excelência. Abaixo listamos alguns cuidados que sua empresa deve tomar antes de contratar qualquer serviço de gestão ou monitoramento em TI.

Centralização em um único fornecedor

Comprar separadamente com muitos fornecedores pode parecer uma solução econômica a curto prazo, porém, o excesso resultará em perda de foco para a gestão de TI interna e de contratos.

O mesmo se aplica nas manutenções executadas dentro de uma mesma aplicação. Se realizada por diferentes fornecedores causam problemas na organização e padronização do código e podem comprometer futuras melhorias e a continuidade do software.

Qualidade comprovada

Certificações relevantes e conhecimento comprovado da equipe de monitoramento são imprescindíveis ao prestador de serviço. Além de descrições claras dos processos executados.

Atendimento continuo e pró-ativo

Mais do que um relatório detalhado de falhas ocorridas, é imprescindível que quem monitora seu data center tome medidas preventivas e, sempre que possível, alerte que tais oscilações podem ocorrer.

Plano de ação e projeções de crescimento

Projeções de evolução do software e/ou da gestão de processos e monitoramento devem acompanhar o crescimento e a realidade da sua empresa.

Atendimento de qualidade

Um dos grandes diferenciais a ser observado é o atendimento ao usuário final. Instruções claras, conhecimento da realidade da sua empresa e cumprimento dos prazos fornecidos são qualidades que devem ser analisadas com bastante atenção.

Equipe interna capacitada e atualizada

Também é importante que sua equipe interna mantenha-se ativa e atualizada para administrar de maneira plena os serviços prestados, tendo a capacidade questionar implementações e aumento dos custos e prazos de entrega de possíveis manutenções.